Menu
Brasília

Policiais tentam invadir Congresso Nacional durante manifestação

Arquivo Geral

18/04/2017 16h07

Kléber Lima

O clima esquentou durante uma manifestação de policiais na Esplanada dos Ministérios, na tarde desta terça-feira (18). Os manifestantes tentaram invadir o Congresso Nacional após serem barrados na chapelaria do prédio. A Polícia Legislativa usou bombas e spray de pimenta para conter a categoria. De acordo com a Polícia Militar, cerca de mil policiais participam do ato contra a reforma da Previdência.

Matérias relacionadas
Relator diz que estava negociando com policiais, não com vândalos

Eunício lamentou tentativa de invasão do Congresso por policiais

Os manifestantes são de sindicatos da polícia civil, pelo menos, de cinco Estados: Minas Gerais, Ceará, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina. Durante a confusão, diversas vidraças foram quebradas. Eles usaram paus e cabos das bandeiras para quebrar as vidraças do prédio.

Depois do quebra-quebra na chapelaria, os policiais deram a volta no espelho d’água e subiram a rampa do Congresso para tentar invadir o Salão Negro. A tropa de choque da Polícia Legislativa conseguiu conter o grupo fora do prédio, evitando maiores danos ao patrimônio público.

O deputado Lincoln Portela (PRB-MG) disse que, pelo menos, seis policiais foram detidos. Segundo o parlamentar, seriam dois policiais rodoviários federais, dois federais e pelo menos dois policiais civis. O deputado afirmou ainda que um grupo foi recebido na liderança do governo, onde conversa neste momento com o relator da reforma da Previdência, Arthur Maia (PPS-BA).

Portela disse também que o grupo está frustrado com a proposta, que chamou de “colcha de retalhos”. O parlamentar afirmou que a categoria está há meses negociando, mas sem sucesso. “Estamos negociando há sete meses e não vemos nenhum retorno”, declarou.

Em pronunciamento, o Presidente do Conselho Superior de Polícia Civil de Minas Gerais, Paulo Sérgio, informou que, em momento algum, tiveram a intenção de quebrar ou invadir o Congresso. “Nossa intenção era sermos recebidos pelos deputados. Tentamos ser pacíficos o tempo todo, só que eles simplesmente se recusaram a nos receber e ainda prenderam nossos colegas de trabalho. Chega de conversa, chega de desvalorizar a nossa classe. Queremos o nosso direito, queremos ser ouvidos. Então vamos lutar por isso”.

Os policiais protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que propõe alterações no sistema previdenciário nacional. A proposta deixa de reconhecer o trabalho policial como atividade de risco.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado