Menu
Brasília

Policiais fazem campanha por sargento com leucemia que precisa de doação de medula óssea

Arquivo Geral

19/07/2017 20h33

PMDF/Divulgação

A PMDF está numa grande mobilização pela vida do sargento Paulo Barbosa Júnior, do 11° BPM (Samambaia). Ele foi diagnosticado com leucemia e precisa de um transplante de medula óssea. No início, a suspeita era de uma anemia profunda, os policiais chegaram a fazer doações de sangue, mas agora a necessidade é de encontrar compatibilidade de medula.

Segundo a Fundação Hemocentro de Brasília, a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Por isso, quanto mais gente se dispor a fazer o teste, melhor… Não só para ajudar o sargento, mas para se solidarizar com a vida de mais de 33 mil pessoas de todo o país que aguardam por esse tipo de transplante.

Qualquer pessoa pode se cadastrar, basta entrar em contato pelo telefone 160 – Opção 2 – e marcar os testes de sangue para fazer o cadastro de doação. No caso do exame de compatibilidade, especificamente para o sargento, basta fornecer o dados dele: Paulo Barbosa Júnior, CPF de Nº 539.893.761-87 e Data de Nascimento 01/11/1966.

Dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) mostram que 2.333 pessoas morreram à espera de um transplante de órgão no Brasil em 2015 – entre elas, 64 crianças.

Para se tornar um doador:
– Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde pode doar medula óssea. Ela retirada do interior de ossos da bacia, por punção, sob anestesia, e se recompõe em apenas 15 dias.
– É coletada uma amostra de sangue com 5 a 10ml para testes que determinam as características genéticas para a compatibilidade entre o doador e o paciente.
– Os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante.
– Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado