Menu
Brasília

Polícia prende estelionatários que atuavam em área nobre do DF

Arquivo Geral

10/12/2018 10h03

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Investigadores da 3ª Delegacia de Polícia (Cruzeiro) abriram a Operação Cartão Trocado para coibir uma organização criminosa especializada em crimes de estelionato e furto mediante fraude em agências bancárias do Setor Sudoeste. A ação ocorreu no sábado (8).

Segundo a Polícia Civil,  foram presos em flagrante dois homens, de 29 e 49 anos; e uma mulher, de 25, pelos crimes de tentativa de estelionato e associação criminosa. O grupo foi surpreendido dentro de uma agência bancária da CLSW 105.

Os criminosos são do estado de São Paulo e estavam hospedados no Setor Hoteleiro Sul, onde foram apreendidas frentes falsas de leitora de cartão bancário, diversos artefatos para fraudar terminais eletrônicos, máquinas de cartão bancário, celulares, simulacro de arma de fogo, relógio e R$ 1 mil em espécie.

A PCDF descobriu que o trio faz parte de uma organização criminosa ligada ao PCC. “Eles se deslocaram para o Distrito Federal com o único intuito de aplicar golpes em vítimas, geralmente pessoas idosas, que utilizam os terminais eletrônicos de agências”, conta a delegada-chefe da 3ª DP, Cláudia Alcântara.

PCDF/Divulgação

Após fraudarem os terminais eletrônicos, os criminosos ofereciam ajuda às pessoas com dificuldade em efetuar as transações eletrônicas. Por meio de artifício, eles aplicam os golpes, gerando altos prejuízos financeiros, tanto à vítima, como à instituição financeira.

As investigações apontaram ainda que esses golpistas praticavam os crimes durante os fins de semana e feriado, em razão de apenas as áreas de autoatendimento das agências bancárias funcionarem sem a presença do público, funcionários e vigilantes.

“Em depoimento na delegacia, um dos autores informou que o grupo conseguia lucrar o valor de R$ 30 mil com os golpes, em cada final de semana”, destaca a delegada.

Os autores D.A.S. e E.O. também foram autuados por porte de drogas. Eles já possuem antecedentes criminais por crimes de estelionato — praticados em São Paulo e no Rio de Janeiro — e, ainda, por porte ilegal de arma de fogo. Cumpridas as formalidades legais, os autores foram recolhidos à carceragem da PCDF, onde permanecem à disposição da Justiça.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado