Menu
Brasília

Pedidos de socorro por violência doméstica no DF chegam a quase 100 no fim de semana

Arquivo Geral

20/08/2018 20h54

Elza Fiuza/Agência Brasil

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) divulgou balanço sobre os chamados para violência doméstica apenas no último fim de semana. O número é alto: quase 100 ligações entre a noite do domingo (19) e a madrugada desta segunda-feira (20), no período de 19h às 6h.

Segundo a PM, diversas das ocorrências de violência intrafamiliar foram resolvidas no local. Em um dos casos,  a solicitação partiu da filha de um casal, de apenas 9 anos. Para a polícia, a garota afirmou que o pai batia na mãe, porém, ao conversar com os militares, a mulher afirmou o caso tinha sido apenas uma discussão.

Em outra situação, por volta das 21h, na Candangolândia, uma mulher ficou bastante machucada depois de ser agredida pelo ex-companheiro. Ela  foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e fez registro na Delegacia.

A corporação ainda ressaltou os casos em que as mulheres não quiseram denunciar os companheiros. Em São sebastião, uma mulher não quis registrar ocorrência contra o marido que colocou fogo em seus pertences. Em outro caso, um marido chegou a quebrar os móveis da casa, mas a companheira não quis fazer a denúncia.

Saiba Mais

Para atender vítimas de violência, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) funciona 24 horas por dia, na Asa Sul. Há também outros serviços: Casa Abrigo, os Centros Especializados de Atendimento às mulheres (CEAM), a Casa Flor, Núcleo de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica (NAFAVDS) e duas unidades móveis que levam atendimento, palestras e informações em locais de grande movimento e em comunidades rurais da capital.

Histórico

A cada dia, 13 mulheres, em média, são assassinadas no Brasil. Segundo o Mapa da Violência 2015, dos 4.762 assassinatos de mulheres registrados em 2013 no País, 50,3% foram cometidos por familiares, sendo que, em 33,2% destes casos, o crime foi praticado pelo parceiro ou ex-companheiro. Na capital, 19 mulheres perderam suas vidas desde o início do ano, segundo dados da Secretaria de Segurança.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado