Menu
Brasília

PCDF investiga ameaça de advogado a preso por fraude no DFTrans

Arquivo Geral

15/06/2018 7h49

Agência Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal abriu, na manhã desta sexta-feira (15), a Operação Coertio – um desdobramento da Operação Trickster, que investiga fraudes no sistema de bilhetagem eletrônica do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTRans). Na ação desta manhã, agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Terceira Vara Criminal de Brasília.

As investigações apontaram que, em março, um dos presos na Operação Trickster recebeu a visita de um advogado e foi ameaçado para ficar calado. O objetivo do defensor era evitar que um outro investigado fosse delatado no esquema de fraude. Investigadores cumprem mandados nas casas e nos escritórios dos alvos.

Em março, a PCDF e o Ministério Público do DF cumpriram mandados contra um grupo que deu um prejuízo bilionário aos cofres públicos por meio de fraudes no sistema de bilhetagem do transporte urbano da capital. Desde 2014, o esquema causou um rombo de aproximadamente R$ 500 mil por semana ao erário.

Os envolvidos faziam o pagamento a permissionários pelo transporte de passageiros que não existiam na medida em que o grupo ia descarregando os créditos dos cartões de vale transporte. O diretor do DFTrans, Harumy Tomonori Honda, também chegou a ser preso em uma das fases de Trickster.

*Aguarde mais informações

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado