Menu
Brasília

PCDF deflagra operação contra fraude no Banco do Brasil

Lindauro Gomes

09/05/2019 7h10

Um mega esquema de fraude e desvio de dinheiro foi desbaratado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) que acontecia no Banco do Brasil. A operação batizada como Crédito Viciado acontece no DF e mais oito estados.

Foram cumpridos 28 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão temporária, expedidos em desfavor de funcionários do Banco do Brasil e empresários vinculados a empresas de cobranças e dívidas da instituição financeira. Os mandados foram cumpridos no Distrito Federal, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio de Janeiro. As ações resultaram na prisão de 15 pessoas envolvidas no esquema de desvio de valores. Dois acusados ainda continuam foragidos.

“Durante as investigações foi evidenciado que havia funcionários e ex-funcionários do banco fraudando repasses de valores a essas empresas de cobrança bancária. Posteriormente as empresas retornavam parte das quantias aos funcionários do Banco do Brasil, como proveito do crime”, destaca o delegado e coordenador da Cecor, Leonardo de Castro.

De acordo com a investigações, nos anos de 2017 e 2018, o grupo investigado subtraiu do Banco do Brasil mais de R$ 26 milhões. Os envolvidos são investigados pelos crimes de organização criminosa — com aumento de pena em virtude da participação de funcionário público —, peculato e lavagem de dinheiro. Segundo o coordenador da Corf, R$ 15 milhões desviados do Banco do Brasil já foram bloqueados pela Justiça e deverão ser restituídos à instituição bancária.

Segundo o delegado Wenderson Teles, responsável pelas investigações, dois funcionários do banco, que atuavam diretamente na movimentação de valores altos e comissões destinadas às empresas de cobrança, aproveitavam-se dos cargos executivos e das transações de pagamento manuais para aumentar o valor das comissões dos empresários em troca de reembolsos ilegais.

“Diante da suspeita de fraude, a gerência da instituição bancária adotou uma decisão estratégica para contratar novas empresas de cobrança. Isso acarretou ameaças a executivos do banco que denunciaram o caso à Polícia Civil do DF”, relata o delegado.

Nos endereços dos alvos e empresas, foram apreendidos 22 carros de luxo, documentos diversos e aparelhos celulares. “Todos eles ostentavam alto padrão econômico, residiam em bairros nobres e, ainda, utilizavam os recursos ilícitos para viagens, aquisição de veículos e outros bens de consumo”, finaliza o delegado.

A operação contou com o apoio operacional das polícias civis de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Rio de Janeiro. O Banco do Brasil prestou todo o apoio necessário às investigações que prosseguem no sentido de identificar outros envolvidos nos crimes apurados.

Confira o saldo da operação em oito estados e no DF:

• DF: Três buscas e duas prisões;
• GO: Uma busca e uma prisão;
• MG: Cinco buscas e três prisões;
• MT: Três buscas e uma prisão;
• SP: Três buscas e duas prisões;
• PR: Quatro buscas e uma prisão;
• PE: Duas buscas e uma prisão;
• SC: Três buscas e duas prisões;
• RJ: Quatro buscas e duas prisões.

Total: 28 mandados de busca e apreensão, 15 prisões e dois foragidos.

Com informações da PCDF

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado