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Brasília

Passe Livre Estudantil ainda apresenta problemas

Colaborador JBr

06/02/2017 19h57

Foto: Ariadne Marsal

Estudantes da rede pública e privada do Distrito Federal continuam enfrentando problemas para utilizar o cartão do Passe Livre Estudantil (PLE). Em janeiro, os alunos foram informados de que a situação estaria regularizada a partir de 1º de fevereiro. Como o problema persiste, alunos voltaram a comparecer aos postos do DFTrans, órgão responsável pela gestão do transporte público. Na tarde desta segunda-feira (6), o posto da Galeria dos Estados registrou longas filas para a validação do cartão, que está com status vencido.

A estudante Anna Helena Bruno, 21, que mora em São Sebastião e cursa fisioterapia na Asa Sul, é uma das que enfrenta o problema e afirma que a permanência do impasse cria uma situação bastante complicada. “Não sei como vou fazer para arcar com todo o custo por não conseguir utilizar o cartão. Nessa situação o orçamento pesa. Faço estágio e não dá para bancar tudo”, relata.

Para Junior Paiva, 21, a situação não é diferente. O jovem mora no Gama e diz que a ausência do benefício o tem preocupado. “Já tentei passar o cartão diversas vezes, e sempre aparece ‘cartão vencido’. Minhas aulas voltam essa semana e eu não tenho condição de desembolsar R$ 10 reais por dia. É pesado”, desabafa.

Segundo a estudante Jéssica Aires, 22, que mora no Paranoá, ela recebeu um email do DFTrans alegando que se não houvesse pendências no cadastro era só aguardar que o cartão voltaria ao normal. A jovem, no entanto, garante que nada disso aconteceu. “Não tenho nenhuma pendência. Já passaram 15 dias desde que recebi essa informação e nada”, conta.

Versão oficial

Segundo o DFTrans a maioria dos cerca de 240 mil beneficiários está utilizando o cartão normalmente. Informou ainda que relatos de cartões vencidos se devem à existência de alguns ônibus que ainda podem estar trafegando com validadores (leitoras de cartões) desatualizados. “Desta forma, estudantes cujos cartões não funcionaram devem anotar o número do ônibus, linha e horário, entrar em contato com a ouvidoria pelo número 162, e registrar ocorrência, para que a fiscalização seja acionada”, comunicou.

A Subsecretaria de Fiscalização, Auditoria e Controle (Sufisa) da Secretaria de Mobilidade (Semob) esclarece que os veículos flagrados nessa situação têm sido retidos e as empresas, notificadas. O valor da multa é R$ 900, por ocorrência.

De acordo com o DFTrans, podem ocorrer ainda problemas pontuais em cartões, como desmagnetização ou dano no chip interno. “Para saber se é esse o caso, o estudante deve levá-lo a um dos postos de atendimento do PLE (Na Hora de Taguatinga, Gama ou Ceilândia, rodoviária de Sobradinho, Rodoviária do Plano Piloto ou Galeria dos Estados), para que seja feita uma avaliação do cartão. Constatado o problema, a segunda via deverá ser solicitada”.

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