Menu
Brasília

PAS: dicas de como se sair bem na prova e ingressar na UnB

Arquivo Geral

29/11/2017 12h53

Minervino Júnior/Cedoc

Estudar na UnB é o sonho de muitos jovens e o Programa de Avaliação Seriada (PAS) é um dos caminhos possíveis. A prova acontece neste domingo, 3 de dezembro, a partir das 13h. A UnB oferece 4.222 vagas para quem for aprovado na 3ª etapa do PAS 2017. Destas, 2.112 são para o primeiro semestre e as demais para o segundo.

Para ajudar aos alunos, os professores do Alub dão dicas para aqueles que vão fazer o vestibular seriado.

O melhor é conhecer bem a prova e refazer os exames anteriores, já que ajuda o aluno a saber como a prova se desenvolve e cobra os assuntos. Outra coisa importante é saber lidar com o tempo perdido nos itens, ou seja, o ideal é ganhar o maior tempo possível no começo da prova para que se tenha tempo para fazer o maior número possível de questões.

Importante também chegar ao local da prova com antecedência, levar documento de identificação com foto e caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente).

As matérias mais importantes

Para matemática, o professor e coordenador de matemática do Alub, Higor Cruzeiro dá as dicas para cada uma das séries:

1ª série – algumas funções específicas e geometria espacial (poliedros).
2ª série – funções trigonométricas, logarítmicas e exponenciais.
3ª série – funções polinomiais, geometria analítica do ponto, da reta e da circunferência e probabilidade.

Em Biologia, cada série tem conceitos importantes de estarem na cabeça, como conta a professora do Alub Lorena Camargo Sousa:

1ª série – conceitos de ecologia, principalmente os impactos dentro dos ecossistemas e que prejudicam as teias alimentares.
2ª série – diferenças entre os grupos vegetais dentro de botânica. E ainda todos os hormônios envolvidos na fisiologia vegetal.
3ª série – todos os sistemas que compõe homeostase do organismo. Os principais sistemas são: circulatório, digestório, nervoso e sensorial.

O professor Marcos Cardoso Giroto dá dicas para a prova de história:

1ª série – idade média e Brasil colônia.
2ª série – século XVII, a era das revoluções: Iluminismo, Revolução Francesa, Revolução Americana, e Segundo Reinado.
3ª série – Brasil do século XX – da Era Vargas à Ditadura.

Para física é preciso estar atento aos seguintes temas, de acordo com Carlos Fernando Paschoal de Oliveira:

1ª série – leis de newton, movimento circular, conservação da energia, princípio de Arquimedes.
2ª série – leis da termodinâmica, lentes esféricas, fenômenos ondulatórios.
3ª série – circuitos elétricos, indução eletromagnética, relatividade.

O professor Anderson Sousa dá as dicas para cada etapa da prova de Geografia:

1ª série – escala, prática do cálculo; fuso, teoria e prática do cálculo; Revoluções Industriais.
2ª série – contexto econômico e territorial brasileiro no Governo JK, construção de Brasília e seu planejamento urbano; formação do Distrito Federal; fluxos migratório para o DF a partir da construção de Brasília); domínios morfoclimáticos; ciclos econômicos no Brasil.
3ª série – hierarquia das metrópoles (cidade global); consequências da urbanização; questões relacionadas ao meio ambiente (desmatamento da Amazônia); Brasil e a América Latina (acordos externos); Guerra Fria na atualidade; Saída do Reino Unido da União Europeia (xenofobia); terrorismo e Estado Islâmico.

Em Linguagens, o professor Alisson Moraes Alazafe diz as obras que podem ser cobradas tanto nas questões objetivas ou discursivas, como também no tema da prova de redação.

1ª série – O príncipe, de Maquiavel; Marília de Dirceu, de Tomas Antônio Gonzaga; Este mundo da injustiça globalizada, de José Saramago; Oração dos desesperados, de Sérgio Vaz; Seleção de poemas de Gregório de Matos; Nos ombros de gigantes mágicos, artigo de Carlos Haag, publicado na Revista Pesquisa FAPESP, edição especial maio/2012; Antígona, de Sófocles.
2ª série – Um homem célebre, Noite de almirante, O alienista e Conto de escola, de Machado de Assis; Casa de bonecas, de Henrik Ibsen; O cortiço, de Aluísio Azevedo; I – Juca Pirama, canto IV, de Gonçalves Dias.

3ª série – Zwkrshjistão, de Bruno Palma; Amor, de Clarice Lispector; Elevador do Filho de Deus, de Elisa Lucinda; O apanhador de desperdícios, de Manoel de Barros; O burrinho pedrês, de Guimarães Rosa; O homem; as viagens, de Carlos Drummond de Andrade; Poética, de Manuel Bandeira; Psicologia de um vencido, de Augusto dos Anjos; Química orgânica, de Vinícius de Moraes; Vidas secas, de Graciliano Ramos.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado