Menu
Brasília

PAS: 57 mil alunos do Ensino Médio buscam vaga na UnB

Arquivo Geral

09/12/2018 14h38

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Clara Camarano
Especial para o Jornal de Brasília
[email protected]

Alguns apresentavam calma, serenidade e confiança. Outros, demonstravam insegurança e estavam com os nervos à flor da pele. A vontade, a mesma: ingressar direto na tão sonhada Universidade de Brasília (UnB). Cerca de 57 mil estudantes realizam nesta tarde de domingo (9) as provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Pelo segundo ano consecutivo, as três etapas são realizadas no mesmo dia. Como consequência, o trânsito em Brasília ficou intenso e os alunos fizeram filas para entrar para as provas.

Meio-dia e estudantes já estavam concentrados no Bloco de Salas de Aula (BSA) Sul. Os portões fecharam às 13h e quem não chegou ficou de fora. Mas prevenidos não faltaram. Abraão Freitas Medeiros, de 16 anos, se antecipou cedo e aproveitou para comer e entrar saciado para a prova. Morador de Luziânia (GO), na Região Metropolitana do Distrito Federa, ele se organizou para não atrasar na avaliação, embora afirme que não tenha estudado. “Estou tranquilo e não me preparei direito. Mas o segredo é ter calma e confiança”, disse o estudante que fez a prova da 2ª etapa.

Já Marina Santos, 15 anos, realizou a 1ª fase da avaliação. Ela pretende cursar Biologia na universidade federal. “Quero muito passar e por incrível que pareça estou calma. Seja o que Deus quiser”, respondeu, entre risos tímidos. A jovem não hesitou também em se prevenir. Além de chegar cedo, ela levou hambúrguer e outros petiscos para não correr o risco de passar fome e ter que sair mais cedo.

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Grupinhos de alunos também trocavam ideias e davam aquela última passada antes de entrar para a prova. Letícia Frade (15), Fernanda Coutinho (15), Vitor Han (16), Nina Januzzi (16), Ana Beatriz Teles (15) e Marina Dourado (15) fazem a primeira etapa do PAS e aproveitavam para se reunir e juntas forças antes de entrar para a maratona de cinco horas. Apesar de ansiosos, todos afirmaram estar calmos. “Não estou nervoso. Me preparei pela escola”, frisou Vitor Han.

Já Letícia Frade, mesmo sabendo que está concorrendo ao segundo curso mais disputado da UnB, Psicologia, também mostrava segurança. “O segredo é ficar até o fim da prova e se concentrar”, colocou.

Disputa acirrada 

Os candidatos disputam 4.222 vagas – 2.112 referentes ao primeiro semestre de 2019 e 2.110 para o restante do ano na UnB. Mais uma vez, o curso mais disputado no Campus Darcy Ribeiro (Asa Norte) é o de Medicina, sendo 56,27 candidatos por vaga. Em 2017, foram registradas 60,35 pessoas. Na sequência da disputa, Psicologia teve 29,88 estudantes por vaga. O curso de Direito teve queda na concorrência de 2017 para 2018 e passou a ser o terceiro mais disputado (28,47).

Pretendentes ao curso mais requisitado não faltaram. As estudantes Verônica Lima (16) e Júlia Vieira (15) vieram do Maranhão apenas para prova do PAS. Não à toa, elas demonstravam visível nervosismo. “Estou muito nervosa. Trouxe biscoitos para não passar fome na prova, mas nem vou conseguir comer. Só para aliviar a consciência mesmo”, declarou Verônica, impaciente para entrar para a sala. Júlia também não escondia sua ansiedade. “Quero muito passar. A UnB é tão bonita. Mas estou tensa”, respondeu, agoniada.

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Já no campus Ceilândia os números são outros. O curso mais concorrido na região administrativa é o de Enfermagem, com 12 por vaga. O segundo é o de Fisioterapia, com 11,45.

Pais também em clima de PAS

A tensão também se refletiu nos pais que acompanhavam os filhos. Mãe de Camila Amorim, Adaura Ferreira ainda estava no local da avaliação depois que sua filha entrou para a prova. Ela chegou cedo com a jovem e indicou: “O segredo é estimular nossos filhos a estudarem e se prepararem desde o início. E o PAS é a melhor oportunidade para passar na UnB. Este incentivo deve vir de dentro de casa. Coloquei minha filha em um intensivão em sua escola. Estou esperançosa”.

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado