Menu
Brasília

Pais acampam na porta de escolas para obter vaga dos filhos

Arquivo Geral

22/01/2018 7h00

Atualizada 21/01/2018 22h18

“Pelos nossos filhos, tudo vale a pena”, resume Maria Elisabete. Foto: Myke Sena

Jéssica Antunes
[email protected]

Aquantidade de vagas remanescentes da rede pública de ensino do Distrito Federal será divulgada hoje. Cartazes com os números restantes serão afixados nos colégios de educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. Não há qualquer informação, ainda que preliminar, da quantidade de cadeiras restantes, a serem preenchidas por ordem de chegada. Diante da incerteza, pais acampam e fazem vigília para garantir que os filhos estejam nas salas de aula no início do ano letivo. Matrículas, só nesta quarta-feira.

“A necessidade obriga”, resume Johnny Kleyber, técnico em informática de 39 anos. Desde a última quinta-feira, ele passa dias e noites nas dependências do Centro de Ensino Médio Elefante Branco (Cemeb), na 907 Sul. Contemplado com uma residência no Paranoá Parque, ele teve que se mudar às pressas com a família, mas manteve o filho de 17 anos na antiga escola, em Taguatinga. Por isso, ele perdeu o prazo de inscrição pela central 156.

“Eu estudo e trabalho nas proximidades. É a melhor opção para ele. Cheguei a ligar na escola, e disseram que seriam poucas vagas para o 3º ano. Vim correndo. Uma vaga será minha”, confia.

Para ele, falta clareza em relação às informações sobre vagas. O carro está equipado com água, café, comida, jogos para se distrair e até cobertor e colchão inflável que ele usa para passar a madrugada. O filho não participa da empreitada. “Pai tem que fazer sacrifício. A única preocupação que quero dele é com os estudos”, justifica.

Perto de casa

A maior parte dos acampamentos foi montada ontem. Perto de Johnny, por exemplo, outros quatro pais se juntaram em busca de vagas. Para Maria Elisabete, auxiliar de serviços gerais de 39 anos, a ideia é colocar a filha para estudar perto de casa. A menina de 16 anos é candidata a entrar no primeiro ano do ensino médio.

“A gente mora na 905 Sul e a mandaram para o fim da Asa Norte. Para ela, ficaria longe”, explica a mãe. Ela reclama da dificuldade de conseguir vagas próximas, o que, segundo a Secretaria de Educação, seria um dos fatores determinantes para indicar o local de matrícula dos alunos.

No Cemeb, Maria Elisabete chegou por volta das 18h30 de ontem e garante que só sai quando conseguir que a filha estude ali. “Pelos nossos filhos, tudo vale a pena”, argumenta.

Matrículas na quarta

Na portaria do colégio, um cartaz indica que o anúncio de vagas será às 17h de hoje. Inscritos pelo Telematrícula tiveram até o último dia 18 para confirmar a matrícula nas escolas. As vagas remanescentes são referentes àquelas não consumadas.

Segundo informações da Secretaria de Educação, pais que não conseguirem vaga na unidade pretendida devem procurar outra. A efetivação das matrículas nas vagas remanescentes é sujeita à disponibilidade e deve ser feita na quarta-feira.

Saiba mais

Para efetivar as matrículas, é necessário levar documentos de identificação do responsável e do estudante, declaração de escolaridade do aluno, comprovante de residência e duas fotos 3×4.

O ano letivo está previsto para iniciar em 15 de fevereiro, com duração de 200 dias. O recesso no meio do ano deve ser de 9 a 26 de julho, com pelo menos 13 feriados.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado