Menu
Brasília

Outono começa com expectativa de chuva no DF

Arquivo Geral

20/03/2018 10h41

Foto: Raphael Ribeiro/CEDOC

Matheus Venzi
[email protected]

O Outono chegou! De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a estação inicia no Brasil exatamente às 13h15 desta terça-feira (20). A previsão até o fim de semana é que ocorram chuvas em áreas isoladas do Distrito Federal. O Sol também deve aparecer.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Mamedes Luiz Melo, no outono, a média de chuvas sempre fica abaixo do esperado. “A média daqui pra frente, nos próximos três meses, é baixa”, complementa. Mesmo assim, ele lembra que as chuvas de março conseguiram ultrapassar a média histórica, de 180,6 mm. “Foram acumulados 188,6 mm de chuva no mês, 4,4% acima do esperado”, diz.

Para hoje, as temperaturas, mínimas e máximas, devem variar entre 18ºC e 30 ºC no DF. A umidade relativa do ar transita entre 40% e 95% e os ventos terão intensidade de fraca a moderada.

Características do outono

Segundo o Inmet, a estação do outono no Brasil é marcada pela redução das precipitações nas regiões do Sudeste, Centro-Oeste e no sul da região Norte. No Distrito Federal, a estação chuvosa vem possibilitando que os reservatórios da regão se recuperem.

Mas, segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), o objetivo é esperar o fim do período chuvoso para avaliar o nível do volume útil dos reservatórios para dar uma previsão precisa para o fim do racionamento. Vale ressaltar que durante o mês de maio inicia-se o período seco da região Centro-Oeste.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado