Menu
Brasília

Operação Genebra: segunda fase mira ex-secretário adjunto de Saúde

Arquivo Geral

28/06/2017 9h15

Lucas Mobille/Jornal de Brasília

A Polícia Civil e o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) deflagraram a segunda fase da Operação Genebra na manhã desta quarta-feira (28), que apura fraudes em licitação envolvendo a Cruz Vermelha de Petrópolis, no Rio de Janeiro, e as Unidades de Pronto Atendimento de São Sebastião e Recanto das Emas. O alvo da ação desta manhã é o ex-secretário adjunto de Gestão da Secretaria de Saúde, Fernando Antunes.

Agentes estão na casa de Antunes, onde cumprem mandado de busca e apreensão. A mulher dele, Márgara Raquel Cunha, também é investigada. De acordo com o apurado, o casal tem ligação com a contratação da Cruz Vermelha de Petrópolis para gerir as UPAs do DF, referente a contrato firmado em 2010, avaliado em R$ 3,5 milhões.

A primeira fase da Genebra foi deflagrada no último dia 22. Foram cumpridos três mandados de prisão no Rio de Janeiro e nove mandados de condução coercitiva em Brasília. O ex-secretário de Saúde, Joaquim Carlos da Silva Barros Neto foi alvo de condução coercitiva para prestar depoimento na Delegacia de Combate aos Crimes contra a Administração Pública (Decap).

Os demais alvos foram: Déa Mara Tarbes de Carvalho, ex-subsecretária de programação, regulação, avaliação e controle da SES; José Carlos Quináglia e Silva, ex-subsecretário de atenção à saúde da SES; e Alba Mirindiba Bonfim Palmeira, ex-secretária adjunta de saúde.

Quatro de ex-integrantes do Conselho de Saúde do Distrito Federal também são investigados. São eles, Fátima Celeste, Maria Luzimar, Asenath Teixeira e Flora Rios. Os mandados de prisão foram cumpridos contra três ex-dirigentes da Cruz Vermelha de Petrópolis: Douglas Souza de Oliveira, Richard Strauss Cordeiro Junior e Tatty Anna Kroker.

Eles são investigados pelos crimes de dispensa de licitação, uso de documento público falso, peculato e lavagem de dinheiro. O nome da Operação é uma alusão à cidade-sede da Cruz Vermelha Internacional.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado