Menu
Brasília

Oito são presos por roubos de residências e veículos no DF

Arquivo Geral

21/02/2019 12h19

Foto: Raianne Cordeiro/Jornal de Brasília

Raphaella Sconetto
[email protected]

Oito pessoas foram presas pela Polícia Civil, na manhã desta quinta-feira (21), por furto de veículos e de residências em todo o Distrito Federal. Todos os criminosos foram identificados como ladrões, ou seja, aqueles que atuam na ponto de todo crime de furto, receptação e desmanche de veículos. Dos oito, sete são homens e há uma mulher, e de dois foram apontados como os responsáveis por roubar casas – mas, no fim, fugiam com os carros da vítimas. Três estão foragidos.

Segundo André Leite, delegado-chefe da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), as investigações tiveram início em outubro de 2018, quando os agentes começaram a notar certos padrões nesse tipo de crime. “Percebemos um modo peculiar de agir. Com o tempo as investigações ganharam corpo e tivemos que dar uma atenção diferenciada”, pontua.

Os oito não fazem parte de uma quadrilha – agiam individualmente. No entanto, conforme o delegado, alguns foram identificados em dois a três roubos. Dois são responsáveis pelos roubos em casas. Durante a fuga, porém, o intuito era pegar o carro das famílias. “Nos casos de roubo a residência, eles chegavam a amarrar as vítimas”, explica o delegado.

Delegado André Leite, da Corpatri. Foto: Raianne Cordeiro/Jornal de Brasília

Por serem ladrões, Leite explica que agiam com agressão. “São indivíduos audazes, perigosos. São justamente os que mais causam temor e preocupação para a população. São responsáveis pelo crime violento, então faziam graves ameaças”, detalha. Todos os presos têm passagens por roubo e receptação de veículos. O foco de todos eram carros mais luxuosos, como caminhonetes.

O delegado da Corpatri não soube dar detalhes de quantos carros foram roubados por esses criminosos.

Venda dos carros

Após o roubo, os homens escondiam os veículos até repassarem aos receptadores. Os preços, porém, eram mínimos. “Passavam por preços vis. Cerca de R$ 1 mil a R$ 2 mil por carro”, acrescente o delegado da Corpatri.

Por isso, a investigação continua para identificar quem são as pessoas que compram os veículos fruto de roubo, além de apontar se existe participação de outras pessoas para a adulteração ou desmanche dos carros.

Operação

A operação Venari foi deflagrada na manhã desta quinta-feira. Ao todo, 11 pessoas foram identificadas. Três estão foragidos. Os criminosos foram presos preventivamente e não passarão por audiência de custódia. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em Águas Lindas (GO), Formosa (GO), Ceilândia e Gama. Todos já tinham passagens por roubo e receptação. Se condenados, podem pegar penas superiores a oito anos de reclusão. 

Nos mandados foram apreendidos dois veículos – sendo um deles pertencente a uma locadora de automóveis, que foi furtado há três anos em Belo Horizonte (MG) – e uma pequena quantidade de drogas.

Carro apreendido na operação Venari. Foto: Divulgação/PCDF

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado