Menu
Brasília

Ocupantes da UnB confiscam materiais de limpeza em protesto contra demissões

Arquivo Geral

17/04/2018 17h55

Reprodução/TVRecord

Rafaella Panceri
[email protected]

Estudantes acampados no prédio da Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), no campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, confiscaram materiais de limpeza, na manhã desta terça-feira (17), e impediram que os funcionários terceirizados da empresa RCA Serviços trabalhassem.

A justificativa apresentada é uma resposta ao comunicado oficial da Reitoria que determina o desligamento, em até dois dias úteis, de 231 trabalhadores da limpeza e 10 encarregados. Em uma publicação no Facebook os universitários prometem devolver o material com a condição de que os avisos prévios não sejam cumpridos.

“Não se trata de um roubo, mas de um confisco dos materiais. Assim que a Reitoria atender aos termos de negociação e estabelecer um canal de diálogo, devolveremos os materiais”, diz o texto (veja abaixo na íntegra).

https://www.facebook.com/ocupaunb/posts/1015420178608374

A Secretaria de Comunicação da UnB afirmou que nas últimas semanas a universidade intensificou o trabalho de renegociar os contratos com as empresas, a fim de reduzir os valores e reajustar o orçamento. Segundo a Secom, a responsabilidade pelas demissões não é da instituição e não houve comunicado sobre o tema pois “não existe acordo desse gênero”.

Em uma publicação mais recente, os ocupantes da reitoria ainda acusaram dois docentes não identificados de trancar membros do movimento em um laboratório da Faculdade de Tecnologia (FT), na tarde desta terça-feira (17). Os manifestantes alegaram, no texto, ter usado uma faca para deixar o local e agradeceram o apoio Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub). Veja abaixo também na íntegra.

https://www.facebook.com/ocupaunb/posts/1015657191918006

*Colaborou Eric Zambon

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado