Menu
Brasília

Obra que desabou em Taguatinga estava em situação irregular

Arquivo Geral

20/10/2017 20h35

Foto: John Stan

João Paulo Mariano
[email protected]

A obra que desabou na manhã desta sexta-feira (27) na Avenida da Misericórdia, na Colônia Agrícola Samambaia, em Taguatinga, estava irregular e já tinha sido multada em mais de R$ 13 mil, segundo a Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis). O proprietário do prédio recebia notificações desde dezembro de 2016. A construção chegou a ser embargada, interditada e intimada a demolir. A Polícia Civil procura o dono, que pode ser indiciado por desobediência. A reportagem tentou entrar em contato com o proprietário, porém ele não atendeu às ligações e desligou o celular.

Apesar de ser um dia de trabalho normal na obra, o Corpo de Bombeiros afirma que, até o momento, nenhuma vítima foi identificada. Mais cedo, houve procura por possíveis vítimas, feita com o apoio de cães da corporação. Os responsáveis pela construção fugiram do local logo após o incidente.

De acordo com o major Roberto Souza, do Corpo de Bombeiros, não houve procura de familiares por pessoas que estavam trabalhando no local, por isso a hipótese de que haja alguém nos escombros é mínima. Na hora em que os bombeiros chegaram ao prédio, a estrutura, que tem seis andares e um subsolo, não estava completamente no chão. A laje do sexto andar foi a primeira a cair. Com seu peso, as outras foram cedendo até que só ficassem os escombros.

Riscos

A Defesa Civil examinou a estrutura e concluiu que existem riscos de que parte dela ainda caia. O prédio foi construído em duas etapas, uma na frente – que não cedeu, até o momento -, e outra atrás – que caiu completamente. O subsecretário de Defesa Civil, Sérgio Bezerra, diz que a sustentação do prédio está bem comprometida, com uma viga e dois pilares bem danificados. “Há uma necessidade de escoramento imediato para que o subsolo não desabe”, afirma Bezerra.

Duas casas que ficam atrás do prédio estão interditadas porque a estrutura delas também está comprometida. Agora, o dono do prédio precisa contratar um engenheiro para avaliar a obra e entregar um laudo para a Defesa Civil com informações sobre o que vai ser feito para retirar os escombros.

Susto

Apesar de apenas duas casas terem sido interditadas e os moradores impedidos de permanecer na residência, quem vive na região afirma ter levado um grande susto. “Todo mundo correu para fora de casa. Foi um barulho muito grande. Pensei que a minha casa estava desmoronando porque a estrutura tremeu toda”, relata a moradora da região Fausta Silva.

Ela garante que a obra estava com todos os trabalhadores e que eles saíram correndo logo após a queda, inclusive o homem que se identificou como mestre de obras. Ele forneceu algumas informações para os oficiais que estiveram no local, mas também fugiu. Nós tentamos entrar em contato com o mestre de obras e com o dono da obra, porém eles não responderam as nossas ligações.

Versão oficial

O prédio recebe autuações da Agefis desde dezembro de 2016. Na época, estava no segundo pavimento. Após essa data, agentes teriam retornado ao local cinco vezes. A obra foi embargada, interditada, intimada a demolir e multada em mais de R$ 13 mil.

A Agefis informou que, em 2017, a programação fiscal resultou num total de 1.152 obras autuadas em Vicente Pires, sendo que 227 delas com autos de intimação demolitória, de embargo e de infração. Por fim, afirmou que grande parte das obras foram multadas por estarem fora dos parâmetros de diretriz urbanística estabelecidos no projeto de regularização de Vicente Pires.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado