Menu
Brasília

Novacap faz recolhimento árvores que caíram por causa da chuva

Aline Rocha

22/04/2019 12h28

Foto: Agência Brasília

Após fortes chuvas ocorridas na tarde deste domingo (21), o Governo do Distrito Federal (GDF), em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), selecionou nove equipes de podas para atender os chamados relacionados às árvores caídas em vias e quadras de toda a cidade.

Na manhã de hoje (22) as equipes iniciaram os trabalhos e seguem até que todas as árvores sejam recolhidas. As primeiras quadras atendidas são 110, 111, 710, 704, 713, 303, 407, 411 e 412 da Asa Norte, a região mais atingida pelas águas. O cronograma das ações será atualizado conforme forem concluídos os atendimentos.

Podas

A Novacap é o órgão responsável pelo serviço de podas de árvore, roçagem do mato alto e manutenção dos canteiros e áreas verdes de todo o Distrito Federal. O serviço é realizado por equipes próprias, compostas por servidores da empresa. No trabalho de roçagem, empresas terceirizadas também realizam o serviço.

Antes do serviço ser efetuado, os responsáveis técnicos da Novacap vão até local verificar a situação e produzem um laudo com todas as especificações da espécie e método de poda ou erradicação a ser utilizado.

Existem vários tipos de podas como as corretivas, de erradicações, equilíbrio e levantamento de saia (retirada de galhos baixos por questões de segurança). Algumas árvores podem sofrer podas drásticas, como aquelas que estão próximas a edificações e passeios, mas elas voltam a produzir folhas e flores em seu ciclo normal.

As podas drásticas são necessárias para dar equilíbrio, sustentação e recompor a copa da árvore.  A Novacap realiza podas somente em áreas públicas.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado