Menu
Brasília

Novacap decide suspender concurso e põe fim à novela da Inaz do Pará

Arquivo Geral

18/12/2018 16h53

Júlio Menegotto, presidente da Novacap. Foto: Rafaella Panceri/Jornal de Brasília

Rafaella Panceri
[email protected]

O concurso da Novacap está suspenso, sem data para nova aplicação da prova. Após dois adiamentos em menos de um mês, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) notificou a banca Inaz do Pará na noite dessa segunda-feira (17) e iniciou os procedimentos legais para rescindir o contrato.

A banca terá cinco dias para apresentar recurso a uma comissão avaliadora, formada por integrantes da Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), membros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/DF) e empregados efetivos da companhia.

O presidente da Novacap, Júlio César Menegotto, sinaliza que a companhia não aceitará os argumentos da banca porque ela “não cumpriu com o elemento central do contrato, que era a aplicação das provas, e desrespeitou os candidatos que foram fazer a prova, mas ela não foi aplicada”.

Os 76.258 candidatos inscritos terão o valor da inscrição devolvido. Após a análise do recurso e o encaminhamento da decisão, a Novacap poderá convocar bancas que ficaram em segundo ou terceiro lugar no pregão eletrônico ou, ainda, iniciar um novo procedimento licitatório.

Novela mexicana

A situação virou caso de polícia nessa segunda-feira (17), quando servidores comissionados passaram a ser investigados por fraude na escolha da banca. O edital foi publicado há mais de um ano e as provas foram adiadas quatro vezes no total, causando transtornos a 76.258 candidatos. Em 10 de março, o Tribunal de Contas do DF determinou a suspensão do concurso que aconteceria oito dias depois, por problemas com as taxas de inscrição e com a avaliação de títulos para cargos superiores.

A proposta era de R$ 7 (para nível superior) e R$ 6 (para nível médio), bem abaixo do mercado. Na época, a empresa alegou que haveria economia porque não gastaria com aluguéis de escolas para as provas.

No dia 21 de junho, a segunda suspensão três dias antes da prova escrita: nova determinação do TCDF pediu o adiamento para o cargo de advogados, mas todos foram remarcados para 9 de dezembro. Dois dias antes, a banca veio a público anunciar que, mais uma vez, teria que modificar a data em virtude de reagendamento de concursos para a mesma data, que teria restringido os locais de prova.

Enfim, em 16 de dezembro, os concurseiros foram pegos de surpresa quando chegaram aos locais de prova. A quarta suspensão foi informada por avisos improvisados nas portas das escolas. Em nota, a Inaz do Pará justificou que teria enfrentado problemas em locais de prova em Planaltina.

A banca Inaz do Pará possui oito anos de mercado, conforme consulta no site da Receita Federal pelo CNPJ. No site da empresa, a aba “Quem somos” é cheia de erros de português, mas tenta contar a história de como Maria de Nasaré Martins da Silva e José Fernando Lopes da Silva fundaram a instituição. “A Nossa História começou como a de muitas outras empresas brasileiras, pequena e sem muitas parcerias. Mas porém com uma vontade enorme de crescer e ganhar mercado”, descreve.

O texto informa que “mesmo com poucos recursos eles conseguiram com muita dedicação e amor colocar a empresa no rumo certo e ganharam o direito de realizar o 1º concurso da Cia. Hoje a empresa já é referencia em Realização de Concursos Públicos e Processos Seletivos no cenário Nacional (sic)”.

No DF, a instituição foi responsável por três concursos: do Ministério Público Federal do DF, do Conselho Regional de Farmácia (CRF), em agosto de 2017, do Colégio Militar de Brasília (CMB) em julho daquele ano.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado