Menu
Brasília

Nova secretaria do GDF deve ser inaugurada nesta semana

Arquivo Geral

12/09/2016 7h00

Josemar Gonçalves

Millena Lopes
[email protected]

A Secretaria das Cidades deve, enfim, ser implementada nesta semana. O comando ficará com o presidente licenciado do PSB-DF e articulador primeiro da atual gestão, Marcos Dantas. Ele deixará a pasta da Mobilidade para cuidar da estrutura que fará “ponte” entre o governo e a sociedade. O objetivo, conforme reconhece o próprio secretário, será dar visibilidade ao governo.

No início desta semana, Dantas cuidará dos últimos detalhes burocráticos para definir a nova estrutura. “Não vamos aumentar custos. Vamos aproveitar servidores de diversas áreas para poder concretizar a estrutura da secretaria”, explica. O papel da nova pasta, conforme deseja o governador Rodrigo Rollemberg, é “mais operativo”.

A articulação política, no entanto, não ficará de lado e Dantas diz que aproveitará o bom trânsito que tem no Buriti para que o governo possa prestar um serviço melhor aos brasilienses. “Precisamos melhorar o tempo de resposta das demandas e dar soluções a problemas que atingem às regiões administrativas. Eu quero ser a ponte entre os problemas das RA’s com os diversos órgãos do DF, para poder resolver os problemas”, resume Dantas.

Os problemas, “que não são poucos”, ele diz, terão uma abordagem diferenciada, a partir de agora. “É um momento de afirmação de todas as políticas que o governo vem fazendo, dos serviços prestados, das obras realizadas. Precisamos dar visibilidade, mostrar para a população o que vem sendo feito e o que ainda vamos fazer”, reitera.

Aproximar o governo da população está entre as atribuições da nova estrutura, conforme Dantas. “Tem muita gente querendo ajudar nas cidades. Tem muita energia desperdiçada por aí”, destaca.

Prefeitura

O trabalho, no entanto, não ficará apenas na articulação, segundo ele: “Tem de articular e agir ao mesmo tempo. Não basta só articular. É uma dupla missão. É a função de prefeitura, de zeladoria e de potencializar todas as ações públicas”.

Listando as funções de uma “prefeitura”, Dantas diz que não tem pretensão de atuar como “prefeito de Brasília”, mas de ser um “braço do governador” nas regiões administrativas. “Vamos cuidar de todo o trabalho de manter a cidade limpa, arrumada, sem buraco, com poda, iluminação, dando condições da população transitar. Tenho muita experiência em algumas questões”, relata.

Há intenção ainda de trabalhar o desenvolvimento local, diz ele. “É importante que a população possa gerar renda na própria cidade, de acordo com a vocação econômica”, explica.

Mobilidade

No lugar de Marcos Dantas, assume o comando da Secretaria de Mobilidade o adjunto Fábio Damasceno, que já fora cotado para o cargo quando assumiu como número 2 da pasta. “Ele é um excelente técnico, já foi secretário de transporte e é um engenheiro especializado na área”, explica Dantas, para quem a permanência de Damasceno garante a continuidade dos projetos que já são tocados pela secretaria. “O carro vai continuar andando”, afirma.

O novo secretário diz que não pretende sugerir mudanças nos comandos das administrações, que ele agora coordenará.

Saiba mais

A entrega da secretaria que promete ser a mais vitaminada do governo, do ponto de vista político, fortalece o partido do governador e escanteia ainda mais o PSD do vice-governador Renato Santana, que assumiu, desde o início do governo, a articulação entre administrações regionais e Palácio do Buriti.

Marcos Dantas minimiza as rusgas entre os dois partidos e diz que o vice já tem um “cargo importantíssimo” no governo. “Ele vai continuar com o cargo advindo do resultado das urnas. Ele tem mandato”, reitera o secretário.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado