Menu
Brasília

Nota Legal: Ibaneis afirma que o programa foi “destruído”

Ibaneis explica que o programa Nota Legal não consegue mais se manter financeiramente e precisa de reformulação

Aline Rocha

17/05/2019 13h38

Foto: Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, confirmou a reformulação do Nota Legal nesta sexta-feira. Ele afirma que o programa nasceu “muito bom” mais foi “destruído” ao longo dos anos. A justificativa do governador para essa situação é que os governos anteriores não “trabalharam corretamente” e que o programa “entrou em descrédito quase total”.

 

Ibaneis informou que o criador do programa, o atual secretário de Fazenda e Planejamento, André Clemente, afirmou que “precisamos reformular [o programa], atrair mais pessoas”. Além disso, Clemente explica que o Nota Legal não consegue mais se manter financeiramente.

 

As mudanças no Nota Legal foram anunciadas um dia após o Governo do Distrito Federal (GDF) protocolar o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2020, com previsão de receita menor do que em relação ao exercício anterior.

 

Nota Legal

 

O programa Nota Legal disponibiliza o abatimento em impostos para consumidores que cadastrem o CPF em suas compras. As mudanças acabam com o desconto no IPTU e no IPVA e extingue a devolução em espécie do valor. A partir das alterações, será criada uma conta ao cidadão personalizada, que permite a compra de produtos de empresas instaladas no DF por meio de créditos. Além disso, os sorteios que dão dinheiro devem se extinguir.

 

O novo programa deve ser anunciado em cerca de 15 dias e a justificativa que a Secretaria de Fazenda para a mudança é a baixa adesão de contribuintes locais ao programa. 2018 foi o ano com menor número de registros desde a criação do programa.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado