Menu
Brasília

“A natureza tem que ajudar”, diz diretor do DER sobre erosão na EPVP

Arquivo Geral

16/11/2018 17h38

Foto: Rayra Paiva Franco/Jornal de Brasília

Eric Zambon
[email protected]

As chuvas podem atrapalhar o prazo de um dia para liberar a Estrada Parque Vicente Pires (EPVP), admite o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Márcio Buzar. Um trecho da via, próximo à entrada pela EPTG, desmoronou por erosão na manhã desta sexta-feira (16).

“Tem que parar. Esse mês já choveu mais de 300 milímetros. Entre quarta e quinta foram 96. Então a gente vai precisar contar com a sorte”, detalhou Buzar, que ainda fez um apelo aos moradores próximos para não construírem casas perto do córrego da região.

“Uma tubulação da Companhia se Saneamento Ambiental (Caesb) servia de anteparo para a vegetação e diminuía a cessão da água, e isso foi resolvido. Agora, o talude precisa ser recomposto com terra, com pedra, e ser asfaltado novamente “, esmiuçou. Esse serviço, porém, não pode ser feito debaixo de precipitação.

A pista foi interditada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e pela Defesa Civil, nos dois sentidos, após o transbordamento do Córrego Samambaia nesta sexta-feira (16). O córrego corta a via nas proximidades do Viaduto Israel Pinheiro, uma das principais saídas de Águas Claras.

Por volta de 17h30, o DER liberou a via com faixa reversa em direção à Águas Claras e apenas uma faixa em direção à Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

Divulgação/DER

Leia também:
Vídeo: Corrego transborda, asfalto cede e pista é interditada
Estrada do DF é interditada por risco de desmoronamento

O serviço de reparo não deve ser feito nos próximos dias. Isso porque o Instituto de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta e prevê chuvas fortes para o fim de semana no DF. Em novembro, já choveu 18% acima da média climatológica, que é de 226,9 milímetros. a Defesa Civil também advertiu a população a redobrar a atenção ao transitar pelos trechos que estão em obras na cidade de Vicente Pires.

A orientação é não avançar “sob hipótese alguma, em trechos onde houver acúmulo de água, lama ou enxurrada”.

Aguarde Mais Informações

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado