Menu
Brasília

Na Hora H! é destaque no 24° aniversário do Recanto das Emas

Arquivo Geral

28/07/2017 15h48

O jornal Na Hora H!, integrante do Grupo JBr. de Comunicação, foi presença marcante na comemoração do 24° aniversário do Recanto das Emas. A data foi lembrada em uma edição especial publicada hoje, destacando fatos importantes da cidade de mais de 140 mil habitantes.

Além de levar um “Herbie” do Na Hora H! (um Fusca inspirado no famoso modelo do cinema), também foi dia de levar o jornal ao morador do Recanto, para que todos pudessem conferir as reportagens especiais.

Criado em 28 de julho de 1993, o Recanto das Emas tem vivido um momento de aquecimento na economia. De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), de 2015, cerca de 30% dos moradores se deslocam para o Plano Piloto para trabalhar, e em torno de 20% trabalham na própria região. Com isso, a cidade, que antes era totalmente dependente de outras regiões, hoje respira ares mais autônomos, com a economia local voltada ao comércio de rua.

“Hoje, a gente tem um comércio bastante diversificado. Não tem um shopping ou algo do tipo. Mas temos um comércio de rua com vestuário, calçados, utensílios gerais e alimentação”, aponta. Oliveira observa que a região administrativa consegue se manter com o mercado que tem. “Com a variedade existente, o comércio abastece tanto o Recanto como o Riacho Fundo II”, diz. “Claro que temos alguns problemas com a segurança, mas o comércio propicia muitas oportunidades para a cidade, como a geração de emprego”, completa.

A celebração do 24°  aniversário começou domingo (23), com atividades esportivas e culturais gratuitas organizadas pela administração regional. No dia 24, foi lançado o programa Cidades Limpas no local. Nesta sexta-feira (28) houve entrega de escrituras, desfile cívico e corte do bolo de 39 metros na manhã. No sábado (29) e no domingo (30), haverá atividades para as crianças, apresentações artísticas e ações sociais.

A origem do nome da região tem pelo menos duas versões. A oficial é que ela herdou o prefixo de um sítio arqueológico próximo chamado Recanto, que foi combinado com o arbusto canela-de-ema, muito comum na área.

Porém, segundo a última Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), divulgada em 2015, moradores antigos dão outra versão. Eles disseram que uma grande quantidade de emas, aves típicas do Cerrado, vivia nas proximidades.

Com a urbanização, os animais teriam se tornado raros, e algumas espécies foram levadas para o Jardim Zoológico de Brasília para serem preservadas.

Distante cerca de 25,8 quilômetros do Plano Piloto, a principal referência do lugar é o monumento das Emas. Até a divulgação da Pdad, o Recanto das Emas era formado por 59 quadras residenciais, com 41.434 domicílios e 145.304 habitantes.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado