Menu
Brasília

Na abertura da AgroBrasília, Ibaneis anuncia isenção de ICMS de operações rurais no DF

Willian Matos

14/05/2019 19h27

ibaneis

Foto: Renato Alves / Agência Brasília.

Da redação
[email protected]

O governador Ibaneis Rocha (MDB) aproveitou a abertura da 12ª Feira Internacional dos Cerrados, a AgroBrasília, para anunciar mudanças em relação a operações rurais no DF. Nesta terça-feira (14), Ibaneis assinou decreto que zera a carga tributária em cinco operações agrícolas da capital.

Agora, agricultores do Distrito Federal terão as mesmas condições fiscais que estados vizinhos, não tendo que “fugir” para outras regiões em busca de menos tributos.

“O decreto que traz dignidade aos nossos produtores rurais no DF que eram obrigados, muitas vezes, a passar fronteira para ter acesso a algumas isenções fiscais. Aqui, tratamos de tudo aquilo que é benefício pro produtor rural de uma só vez”, afirmou Ibaneis.

Estarão isentas de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS):

  • as atividades de saída de flores utilizadas na alimentação humana e frutas frescas;
  • a saída interna de animais — bovinos, ovinos, caprinos, suínos, equinos — destinados a cria, recria ou engorda;
  • a saída interna de animais silvestres; a saída interna ou interestadual de peixes criados no DF; e
  • a entrada de tratores agrícolas e colheitadeiras do exterior.

AgroBrasília

A AgroBrasília é a maior feira de agropecuária do Centro-Oeste e uma das cinco maiores do país. Integra o calendário dos grandes eventos do agronegócio brasileiro e contribui para a aquisição de conhecimentos e para o aprendizado dos produtores e profissionais do setor, bem como para a economia da região, por meio da geração de negócios, há mais de uma década.

Um dos importantes segmentos da Feira é a exposição de maquinários e equipamentos de última geração voltados para o campo. Também são atração a pecuária, as novidades no setor de irrigação, a atenção à Agricultura Familiar e o sistema de Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Neste ano, a expectativa é que 120 mil pessoas passem pelo Parque Ivaldo Cenci, no Paranoá, a cerca de 60 km de Brasília.

Com informações da Agência Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado