Menu
Brasília

Bispo, padres e monsenhor são presos em operação contra desvios de recursos

Arquivo Geral

19/03/2018 8h59

Bispo de Formosa. Foto: Reprodução

O bispo de Formosa, Dom José Ronaldo, quatro padres e um monsenhor foram presos na manhã desta segunda-feira (19), na Operação Caifás, do Ministério Público de Goiás. Eles são suspeitos de envolvimento em um esquema de desvios de recursos na Igreja Católica em Posse, Formosa e Planaltina, no Entorno do DF. O prejuízo estimado é de mais de R$ 2 milhões.

Segundo o MPGO, os recursos eram provenientes de dízimos, de doações, de taxas como batismo, casamento, dentre outras, e de arrecadações festivas de dinheiro proveniente de fiéis.

Ao todo estão sendo cumpridos 13 mandados de prisão e 10 de busca e apreensão em três municípios de forma simultânea, sendo 9 de prisão e 5 de busca e apreensão em Formosa; 3 de prisão e 4 de busca e apreensão em Posse; e 1 de prisão e 1 de busca e apreensão em Planaltina, todos contra lideranças religiosas ou administrativas ligadas à Igreja Católica.

A operação tem a coordenação dos promotores de Justiça Fernanda Balbinot e Douglas Chegury e conta com a atuação de mais dez promotores, com apoio do Centro de Inteligência (CI) do MPGO, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Entorno do Distrito Federal, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI-MP), além da Polícia Civil e da Polícia Militar.

As investigações se iniciaram após o Ministério Público ter recebido denúncias de fiéis dando conta que os desvios haviam sido iniciados em 2015. Acionado, o MP apurou as denúncias que culminaram com a operação em curso. Nesta manhã, os promotores e policiais cumprem os mandados em residências, na cúria da Diocese de Formosa, em paróquias de outras cidades e também em um mosteiro. (Com informações do MPGO).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado