Menu
Brasília

Moradores do Paranoá Parque recebem geladeiras novas

Arquivo Geral

29/03/2017 14h32

Ícaro Andrade

Ícaro Andrade
[email protected]

Cerca de 120 famílias do Condomínio Paranoá Parque receberam, na manhã desta quarta-feira (29), refrigeradores novos para substituir aparelhos antigos, que consomem mais energia. A iniciativa faz parte do Agente CEB etapa 3, desenvolvido pelo Programa de Eficiência Energética, que visa minimizar o desperdício e reduzir o consumo de energia elétrica em todo o país.

A Companhia Energética de Brasília retém 0,5% do faturamento para usar em projetos educacionais ou para substituição de equipamentos. “Uma parte desse recurso foi usada para substituir essas geladeiras. Fizemos uma visita no Paranoá Parque com a ajuda de um eletrotécnico, que analisou as necessidades de troca dessas lâmpadas e geladeiras’, disse o supervisor Flamberto Gois.

Os moradores ficaram felizes com a iniciativa. “Eu achei ótima a ideia. A minha geladeira gastava muita energia e isso estava pesando na minha conta de luz”, disse a diarista Ana Maria de Oliveira, 40 anos.

Além dos refrigeradores serão substituídas também cerca de 80 mil lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. O programa pretende visitar 30 mil residências, além de disponibilizar 50 palestras educativas. A estimativa é de que 7 mil geladeiras sejam substituídas.

Com relação ao destino dos refrigeradores velhos, Flamberto explica. “As geladeiras velhas vão para uma fábrica de manufatura reversa, no sul de Minas Gerais, onde será retirado o compressor, além do óleo e gás do motor. Após isso a carcaça da geladeira entra em uma máquina trituradora, onde após uma série de processos, se transformam em cadeira, baldes, bacias e outros. É um processo sustentável”, explica.

Além do Paranoá Parque, cidades como Sol Nascente, Samambaia Norte, Fercal, Sobradinho II e Paranoá também receberam geladeiras novas. Ao menos 3 mil aparelhos já foram entregues.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado