Menu
Brasília

Após adiamentos, opção analógica tem data para acabar: 26 de outubro

Arquivo Geral

26/09/2016 8h00

Atualizada 27/09/2016 9h50

Angelo Miguel

Raphaella Sconetto
[email protected]

Odia 26 de outubro será um marco para dividir a era analógica da digital dos televisores. Brasília será a segunda cidade brasileira a desligar o sinal antigo. Outras oito cidades goianas da Região Metropolitana também serão incluídas: Cristalina, Formosa, Planaltina, Águas Lindas, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Cidade Ocidental.

Segundo a Seja Digital, entidade responsável por garantir que todos os brasileiros tenham acesso à TV digital, a qualidade da imagem e do som serão as principais características perceptíveis pelos telespectadores. Entretanto, a médio prazo, a população também será favorecida pela expansão do sinal 4G, que proporcionará maior alcance do sinal de dados e voz.

Praticidade

O aposentado José Eustáquio de Faria, de 66 anos, que ainda tem a televisão de tubo, optou por garantir o conversor digital. “Eu mesmo comprei e vou instalar. Pelo que entendi, o processo é rápido e fácil” acredita. Ele conta também que ficou sabendo da mudança por propagandas da televisão.

Diferentemente da estudante Amanda Cobra, 21 anos, que ainda não comprou o equipamento. A estudante possui uma TV de LCD, mas o modelo ainda não recebe o sinal digital automaticamente. “Com a correria do dia a dia, a gente acaba se esquecendo desses pequenos detalhes. Tenho quase certeza de que vou deixar para comprar na última hora”, brinca.

Amanda avalia ainda que o uso da televisão está ficando cada vez mais raro entre os jovens. “Como vejo muita série pela internet, acaba que eu nem me atento para a mudança do analógico para o digital. Só estou sabendo por conta da minha mãe”, argumenta a estudante.

Muitos deixam para a última hora

“Está havendo muita saída dos conversores digitais nos últimos dias. Mas acredito que vai ter muita gente que vai comprar só quando o sinal cair”, prevê Paulo Luiz Lázaro, gerente da loja Contato Eletrônicos, localizada na 310 Sul.

O valor dos conversores digitais nesta loja varia entre R$ 111 e R$ 178. Funcionários do estabelecimento ensinam como instalar.
“A gente orienta quando é antena interna, porque a ligação é bem prática e fácil. Agora, quando a antena deve ser externa, que tem que instalar no telhado, a gente indica um antenista”, recomenda o gerente.

Como instalar?

Para as pessoas que já recebem o sinal digital na TV, o recomendado é que, uma vez por mês, faça a busca por canais para que o televisor possa sintonizar as emissoras que aderiram ao sinal digital recentemente. Para saber se o sinal já é digital, os canais aparecem no televisor com o número seguido de um ponto, como 5.1 ou 8.1.

Ainda existe o modelo de televisão que é de tela plana, mas não possui o selo DTV. Neste caso, o indicado é checar o controle remoto original. Se ele tiver botões coloridos, é porque o aparelho pode receber o sinal digital e deve certificar se a antena é apropriada para receber o sinal e depois fazer a busca de canais. Agora, se o controle remoto não tiver os botões coloridos, será necessário instalar um conversor.

Tubo

Para as televisões de tubo, será preciso fazer a instalação de uma antena UHF, de um conversor e a busca de canais.

Saiba mais

A pouco mais de 400 km de Brasília, Rio Verde (GO) foi a primeira cidade do País a ter somente o sinal digital. Conforme dados da Seja Digital, apenas 2% da população da cidade ficou sem o sinal após o desligamento.
Ainda assim, a entidade acompanhou o processo depois da mudança, distribuindo kits gratuitos para beneficiários do Bolsa Família e orientando quem deixou para fazer a alteração de última hora. Hoje, toda a cidade recebe o sinal.

Serviço

Para saber mais informações, acesse o site sejadigital.com.br ou ligue gratuitamente para o número 147.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado