Menu
Brasília

Metroviários entram em greve nesta terça (14)

Colaborador JBr

13/06/2016 21h25

Atualizada 14/06/2016 0h18

Josemar Gonçalves

Ana Ferreira

[email protected]

Os usuários da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) ficarão sem transporte a partir da 00h desta terça (14). Em assembleia, realizada no domingo (5), os trabalhadores do sistema decidiram entrar em greve por tempo indeterminado. A principal reivindicação da categoria é a contratação de pessoal aprovado no último concurso, em 2013, além do acordo de reajuste para corrigir as perdas salariais.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (SindMetrô/DF), Ronaldo Amorim, a decisão ocorreu após sucessivas tentativas de acordo com o Governo do DF e o Metrô-DF, entretanto, todas sem resposta.

“Desde junho passado, trabalhamos para que não haja a paralisação, mas o governo sequer nos deu um posicionamento. Evitamos até onde foi possível, mas é o que podemos fazer no momento”, afirmou o diretor.

Ronaldo confirmou que, ainda na tarde de hoje, o sindicato tentou um novo diálogo com o GDF, entretanto, não houve qualquer resposta. Segundo o diretor, no período em que o serviço estiver interrompido, os 30% dos trabalhadores previstos em lei serão respeitados. No entanto, a distribuição de horário de funcionamento deverá depender da gestão do transporte.

O diretor ressaltou, ainda, que a ausência de empregados sobrecarrega os demais funcionários e traz prejuízo à empresa. “Não é de hoje que sabe-se que em horário de grande movimento, devido ao baixo efetivo, as catracas ficam liberadas. O dinheiro perdido com esses bilhetes deveriam ser investidos na contratação de pessoal”, ressaltou Ronaldo.

População prejudicada

Enquanto sindicato e governo não conseguem um diálogo, quem sofre são os usuários. Segundo a assessoria do Metrô, cerca de 170 mil pessoas utilizam o sistema por dia. Com a greve prevista para amanhã, os usuários dividem opiniões e planejam alternativas para chegar ao destino final.

“Todo os dias utilizo o metrô de Taguatinga até Águas Claras para fazer o curso de inglês, e depois ainda pego outro para a Esplanada. Se o serviço for paralisado, o jeito será usar o carro, o que acaba gerando um prejuízo maior”, desabafou a bancária, Dalva Carega.

Para o jornalista Luciano Beregeno, o movimento é legal apesar de gerar alguns transtornos à população. “Com a paralisação, vou me deslocar de ônibus ou tirar o carro da garagem, o que gera, além do gasto a mais, a complicação do transito, porque sempre que ocorre greve as vias ficam cheias”, disse.

Faixas liberadas

O DER-DF informou que, em razão da greve dos metroviários, as faixas exclusivas da EPTG e EPNB estarão liberadas para outros veículos a partir das 6h desta terça. A liberação vale até o fim da greve.

Horário de funcionamento em caso de greve

O Metrô-DF elaborou um horário especial de funcionamento para atender os usuários caso haja greve dos metroviários. O sistema funcionará nos horários de maior movimento, manhã, das 6h às 9h, e no final da tarde/noite, 17h às 20h30, com 12 estações abertas para embarque e desembarque e as outras 12 apenas para desembarque. Segundo a companhia, os trens circularão de segunda a sábado e, no domingo, as estações ficarão com as portas fechadas.

Em nota, a companhia informou que esse planejamento, utilizado durante a greve do ano passado, teve como objetivo minimizar o impacto pelo número de trens e de funcionários reduzidos.

Segundo o Metrô-DF, o diálogo com a categoria continua para evitar que a greve ocorra.

Serviço
Horário de funcionamento do Metrô-DF durante a greve: de segunda a sábado, das 6h às 9h, e das 17h às 20h30.

Manhã
Embarque e desembarque:
Central, Galeria, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Sul, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Taguatinga Sul, Furnas e Terminal Samambaia.
Apenas desembarque:
102 Sul, 108 Sul, 112 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Samambaia Sul, Centro Metropolitano, Guariroba e Ceilândia Norte.

Tarde
Embarque e desembarque:
Central, Galeria, 108 Sul, 112 Sul, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Furnas e Terminal Samambaia.
Apenas desembarque:
102 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Norte, Taguatinga Sul e Samambaia Sul.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado