Menu
Brasília

Metrô divulga esquema de funcionamento durante a greve

Arquivo Geral

24/11/2017 20h17

A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) divulgou nesta sexta-feira (24) como irá operar durante a greve dos metroviários. A partir deste sábado (25), 18 estações do metrô deverão ser abertas para embarque e desembarque no horário de pico – das 6h às 8h45 e das 16h45 às 19h30, de segunda a sábado.

Nos demais horários, 12 estações permanecerão abertas para embarque e desembarque e outras seis ficarão abertas apenas para desembarque. Já no domingo, estarão abertas nove estações ao longo de toda a operação para embarque e desembarque, das 7h às 19h.

De acordo com o Metrô-DF, as estações 102 Sul, Asa Sul, Concessionárias, Guariroba, Ceilândia Norte e Samambaia Sul permanecerão fechadas durante todo o período de greve.

Prejuízos

Nesta semana, o metrô permaneceu fechado por cinco dias. Os serviços foram retomados somente na quinta-feira (23), quando o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT/10) determinou um novo percentual de funcionamento enquanto terminasse a greve, iniciada no dia 9 deste mês. Com o fechamento das 24 estações, o Metrô-DF deixou de arrecadar mais de R$ 2,35 milhões. Por dia, de acordo com a companhia, mais de R$ 471 mil deixam de entrar nos cofres.

A companhia voltou a afirmar que o esquema de funcionamento do metrô durante a greve depende que o Sindicato dos Metroviários (Sindmetrô) garanta a quantidade de empregados suficiente para que a operação ocorra com segurança. Por sua vez, o sindicato acusa a direção da empresa de tentar colocar a população contra os funcionários devido à paralisação completa do sistema. “A decisão do fechamento das estações foi da empresa. Na semana passada, com menos funcionários enviados pelo sindicato, houve funcionamento parcial. Agora, com mais empregados, eles não querem rodar”, explicou o secretário.

Faixas exclusivas liberadas

Enquanto durar a greve, as faixas exclusivas da EPTG e da EPNB ficarão liberadas, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF).

A mesma medida foi tomada pelo Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) nas vias W3 Sul/Norte e do Setor Policial Sul.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado