Menu
Brasília

Merendeiros e funcionários de limpeza em escolas prometem greve

Arquivo Geral

16/11/2018 19h27

Foto: André Borges/Agência Brasília

Débora Oliveira
[email protected]

Cerca de 2,3 mil trabalhadores terceirizados nos serviços de limpeza e merenda escolar na rede pública de ensino do Distrito Federal (DF), podem entrar em greve a partir da próxima segunda-feira (19). Os funcionários deveriam ter recebido o salário e o tíquete alimentação de outubro no 5° dia útil do mês (7), o que não aconteceu. O governo nega irregularidades.

De acordo com o sindicato que representa os trabalhadores terceirizados no DF, o Sindiserviços-DF, são constantes os atrasos nos salários e benefícios daqueles que trabalham na educação. Até o momento, conforme a entidade, nem as empresas ou a Secretaria de Estado da Educação (SEE/DF) apresentaram uma previsão de quitação da dívida com os profissionais.

São 300 empregados da Empresa Juiz de Fora e 300 da Empresa Servegel, juntamente com 1,5 mil cozinheiros da Empresa G & E Serviços, que estão sem os vencimentos. Assim, a promessa é que escolas de 13 regionais de ensino sejam afetados por uma paralisação, com serviços executados somente por 30% da categoria, conforme determina a lei. A lista compõe colégios de Planaltina, Paranoá, Itapoã, Sobradinho, Recanto das Emas, Riacho I e II, Gama, Santa Maria, Samambaia, São Sebastião, Ceilândia e Plano Piloto.

Procurada, a Secretaria de Educação informou, por meio de nota, que os pagamentos referentes às empresas reclamantes estão em dia. Em relação ao valor de outubro, os trâmites para quitação estariam em andamento e dentro do prazo, conforme o previsto em lei. De acordo com a pasta, o pagamento dos funcionários é de responsabilidade das empresas.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado