Menu
Brasília

Média de chuvas em fevereiro deve terminar abaixo do esperado no DF

Arquivo Geral

17/02/2019 12h02

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília

Virginia Freitas
Especial para o Jornal de Brasília

A redução na média de chuvas no começo do ano tem preocupado os brasilienses. Janeiro fechou abaixo da média de chuvas esperadas para o mês e fevereiro segue a tendência. Até este domingo (17), o acumulado de precipitações é de 105,7 milímetros. Até o fim do segundo mês do ano são esperados 183 mm.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Manoel Rangel, explica que o motivo para a redução de dias chuvosos no Distrito Federal é a falta de frentes frias na região. “As frentes frias não estão conseguindo penetrar com intensidade no Centro-Oeste, elas estão estacionadas na região Sudeste, mais precisamente sobre os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo”, afirma. “O que tem provocado chuvas em Brasília são as áreas de instabilidade”, completa.

Enquanto isso, os reservatórios seguem estáveis ou em ligeiro crescimento. Desde o início do ano, a barragem de Santa Maria aumentou em 5,2%. No primeiro dia do ano, o volume útil estava em 65,9%. De acordo com a última medição feita pela Agência Reguladora de Águas (Adasa), neste domingo (17) o reservatório estava com 81,1% de sua capacidade. O reservatório do Descoberto iniciou o ano com 100% e assim segue – apenas alguns dias de fevereiro ele teve uma variação para 99,3%.

Semana deve ter chuvas isoladas

A previsão para a semana é de tempo nublado a encoberto com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. As mínimas devem ficar em torno de 18º C e as máximas em torno de 28º C, a umidade deve ser 95% pela manhã, caindo no começo da tarde para 55%. Ao longo da semana são esperadas áreas de instabilidade que se formam no fim da tarde.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado