Menu
Brasília

Material escolar: campanhas fazem ponte entre quem precisa de doações e quem pode ajudar

Arquivo Geral

23/01/2018 7h00

Breno Esaki

Raphaella Sconetto
[email protected]

O início das aulas se aproxima, e muitas famílias de baixa renda não têm condições de arcar com o mínimo necessário para que os filhos comecem o ano letivo. Por isso a importância de atitudes solidárias partirem de quem pode ajudar com doações. O Jornal de Brasília mostra nesta reportagem três campanhas que levam material escolar a quem mais precisa.

A jornalista Andrea Lopes Cartaxo, 31 anos, já está no sexto ano da campanha Caminho da Escola. Tudo começou em 2011, na igreja que frequentava. “Era uma campanha restrita a doações dos próprios paroquianos, na Asa Norte. Na época, fizemos a doação para estudantes de uma escola pública do Varjão”, lembra.

A segunda edição foi mais marcante, pois foi o primeiro ano da jornalista como mãe. “Em 2013, Miguel nasceu e eu lancei o meu site de conteúdo materno-infantil. Então comecei a divulgar a campanha pelo canal. Na primeira festa de aniversário dele, de um ano, em vez de pedir presentes, pedi material escolar para doar”, conta. “Não via sentido em ir a festas infantis e encontrar aquele tanto de brinquedo, ainda mais para uma criança tão pequena”, completa.

Naquele mesmo ano ela descobriu que estava grávida do segundo filho, Rafael, hoje com três anos. As datas de nascimento dos dois filhos definiram, então, o período da campanha social Caminho da Escola. “Rafael é de outubro e Miguel é de janeiro. Pensei: ‘Pronto, é o período certinho da minha campanha’. Inicio no aniversário do Rafa e finalizo com o aniversário do Miguel, em 25 de janeiro. Ainda casa com o término e início das aulas”, explica.

As doações vão para crianças e adolescentes assistidos pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace). “Fui conhecer o local, me apaixonei e virei voluntária. Mas não só as crianças atendidas que recebem o material escolar, porque a gente pensa na família e acaba que os irmãos também ganham”, afirma. A jornalista entrega por ano uma média de 400 kits.

É preciso mais

Na reta final da campanha, Andrea ainda precisa de mais doações. “Acho que a crise afetou um pouco. Está mais parado do que eu esperava”, lamenta. Hoje, a maior arrecadação vem da internet. “Quando chega o fim de janeiro, eu junto todo o dinheiro arrecadado e vou às compras. Tento multiplicar o dinheiro com parcerias, descontos em papelarias. Então o preço de um kit pode virar dois, três”, acrescenta.

Quem deseja ajudar na arrecadação da Caminho da Escola pode entrar no site www.mamaenarede. com.br. Lá, aparecerão duas opções de kits de materiais escolares, de R$ 30 e R$ 40: o primeiro é voltado aos estudantes do Ensino Fundamental, com caderno brochura, lápis, borracha, apontador, caneta e giz de cera; o segundo kit é para os alunos do Ensino Médio e é composto por caderno de dez matérias, lápis, caneta, borracha e lápis de cor.

Justiça também recolhe

Com a chegada de mais um ano letivo, a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ/DF) também lança sua campanha de arrecadação. O intuito é garantir que crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social não sejam prejudicados pela falta do material escolar necessário aos estudos.

As doações serão recebidas até 9 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, na sede da VIJ, na 909 Norte. Podem ser doados itens diversos da lista de material escolar, como caderno, lápis, caneta, borracha, lápis de cor, giz de cera, resma de papel, régua, apontador, mochila, estojo, caderno de desenho e cola branca.

Os materiais serão destinados a crianças e adolescentes que vivem em instituições de acolhimento do DF. Além disso, serão doados para o público infantojuvenil acompanhado pelas seções técnicas da Vara da Infância e para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas da capital.

Ministério Público

Outra instituição que também está de portas abertas para receber doações é o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Quem está à frente da campanha é a Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc). O MP está pedindo doações tanto de materiais novos como usados.

As doações podem ser entregues até 2 de fevereiro no prédio da Proeduc, na 711/911 Norte, ou na sede do MPDFT, no Eixo Monumental, das 12h às 19h, de segunda a sexta-feira. Nos anos anteriores, a campanha ajudou escolas rurais e alunos em situações de risco. Não serão aceitos livros didáticos, pois já são fornecidos pelo governo.

Serviço:

Campanha Social Caminho da Escola

As doações podem ser feitas pelo site www.mamaenarede.com.br ou, se preferir fazer a entrega pessoalmente, basta entrar em contato pelo e-mail e combinar a entrega: [email protected]. Os materiais escolares serão arrecadados até esta quinta-feira.

Campanha Voltas às Aulas – Ministério Público do DF

As doações deverão ser entregues até o dia 2 de fevereiro.
Onde entregar:
Promotoria de Justiça de Educação (Proeduc): SEPN 711/911, Bloco B, sala 119;
Sede do MPDFT, sala 255 (Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2);
Promotorias de Justiça das cidades.
Horário: das 12h às 19h, de segunda-feira a sexta-feira.
Contato para mais informações: 3343-9153

Campanha do Material Escolar 2018 – Vara da Infância e Juventude

Período: 15 de janeiro a 9 de fevereiro
Onde entregar:
Rede Solidária Anjos do Amanhã, sede da VIJ/DF, SGAN 909, Justiça da Infância e da Juventude, na Asa Norte, das 9h às 19h.
Postos da Assejus – exceto Mirabete, Verde, Águas Claras, Guará e Gráfica –, das 12h às 19h.
Contato para mais informações: 3103-3382.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado