Menu
Brasília

Manifestantes apedrejam e picham MEC e polícia reprime com bombas e gás

Arquivo Geral

10/04/2018 11h57

Divulgação/PMDF

Por volta das 12h desta terça-feira (10), o clima esquentou entre os manifestante que reivindicam liberação de verba para a Universidade de Brasília (UnB) e os policiais militares responsáveis pela segurança do protesto. O ato começou no Museu da República pela manhã e prosseguiu para o Ministério da Educação (MEC), na Esplanada dos Ministérios.

Os militares alegaram terem sido agredidos para justificar o uso de gás de pimenta e bombas de efeito moral. Uma das vidraças do prédio foi estilhaçada durante o confronto e a bandeira do Brasil em frente ao órgão foi queimada. O Jornal de Brasília fez vários flagrantes (ver galeria).

O Ministério havia resistido em receber representantes do grupo, mas voltou atrás e concordou em dialogar com os manifestantes.

Manifestação

Os organizadores do protesto calculam a presença de cerca de 2 mil pessoas. A Polícia Militar, no entanto, afirma a participação de 500 manifestantes. O trânsito na via N1 foi bloqueado por volta das 14h após as pessoas serem dispersadas do MEC.

A estudante de artes cênicas Glauciele Ferreira Soares, de 22 anos, garante que o corte de verba, motivo principal das reivindicações, afetou a dinâmica das aulas. “A gente precisa que o MEC libere a verba pra gente continuar estudante, pesquisando, seguindo o objetivo de se formar em uma universidade público”, desabafou.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado