Menu
Brasília

Shopping do DF faz “mamaço” para incentivar doação de leite

Arquivo Geral

15/05/2018 15h12

Reprodução/Shutterstock

O shopping Conjunto Nacional e outros 13 centros comerciais do grupo Ancar Ivanhoe iniciam um projeto nacional de sensibilização para a doação de leite humano. Para isso, haverá um grande “mamaço”, entre outras ações relacionadas ao tema (veja a programação completa abaixo).

O “mamaço” acontecerá no próximo sábado (19), às 15h. O intuito é sensibilizar a população sobre o tema em todo o Brasil com a mobilização de milhares de pessoas em um grande ato de amamentação coletiva.

A iniciativa também dá início à campanha Aqui Tem Vida, de arrecadação de frascos de vidro. A coleta será realizada até 28 de maio e busca suprir um dos maiores problemas dos bancos de leite humano: o armazenamento.

No dia 19, o Conjunto Nacional vai receber uma roda de conversa sobre a importância da amamentação. Haverá também um workshop sobre mitos e verdades sobre alimentação durante a gravidez.

Frascos

Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz (rBLH) necessita de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuras e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe.

Para o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano/Fiocruz, João Aprígio Guerra de Almeida, a iniciativa representa um momento de intensa mobilização.

“A embalagem adequada para a doação é um ponto sensível para a gente. Angariar frascos significa aumentar nossa capacidade operacional. O mamaço vai coroar toda essa ação, vai ser um marco importante até porque nossa expectativa é também divulgar que os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação e estão de portas abertas para qualquer mulher que tem dificuldade para amamentar”, aponta.

Para apoiar os 219 bancos de leite nos 196 pontos de coleta, basta doar frascos de vidro de até 500 g com tampa de plástico e boca larga, como os de café solúvel ou maionese, desde que seja de vidro.

Programação – Dia Mundial da Doação de Leite Humano no Conjunto Nacional

Data: Sábado, dia 19 de maio
Local: Praça Lúcio Costa, em frente ao Shopping Conjunto Nacional
Entrada: Doação de um frasco de vidro de 150ml a 300 ml com tampa de plástico

9h – Yoga para grávidas
Professora da Alapadma Yoga, Eliane Correia. Dá aulas de Yoga voltada para as mães e ajuda na recuperação da boa forma no pós-parto, fortalecendo costas, peito e períneo, além de trabalhar o realinhamento postural, proporcionar alívio de dores geradas pela amamentação e das tarefas diárias como a de carregar o bebê.

13h – Workshop – Os mitos e as verdades sobre alimentação durante a gravidez
Tatiana Magri. Faz atendimento voltado para gestantes, com acompanhamento nutricional durante todo o pré-natal, contribuindo para a promoção da saúde da mãe e do bebê. Na introdução alimentar, orienta sobre a oferta de novos alimentos, de modo a garantir um desenvolvimento adequado e saudável das crianças.

15h – Mamaço
Realização também do ensaio fotográfico com Lainha Loiola, profissional com mais de 10 anos de experiência, especialmente em cobertura de eventos e em trabalhos voltados ao público feminino. Serão beneficiadas as primeiras 40 mães que chegarem para participar do mamaço.

18h – Primeiros cuidados – aula demonstrativa
Renata Haag. Enfermeira do Hospital de Base de Brasília, presta consultoria materno infantil. Auxilia as mães nos primeiros cuidados com o recém-nascido e dá aulas e palestras sobre amamentação e primeiros socorros.

20h – Roda de conversa – “A importância da amamentação: desenvolvimento e saúde”
Participantes:
– Dra. Márcia Madeira. Neonatologista e especialista em saúde da família, criou em 2000 o Personal Mamãe Bebê. Consultora em Amamentação, com formação no Processo e Controle de Qualidade de Leite Humano.
– Dra. Nathalie de Abreu. Médica pediatra responsável pelo Posto de Coleta de Leite Humano de São Sebastião. Incentivadora da doação do leite materno.
– Rhanyelle Pontes – Enfermeira assistencialista e gerencial, Doula e Educadora Perinatal pela Instituição Matriusca. Especialista em suporte avançado em Pediatria – Samu.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado