Menu
Brasília

Mais uma semana sem chuva e de altas temperaturas no DF

Arquivo Geral

18/01/2018 10h52

Josemar Gonçalves/Cedoc

Jéssica Antunes
[email protected]

A chuva não deve aparecer no Distrito Federal por mais uma semana. É o que prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), apesar do tempo nublado total ou parcialmente desta quinta-feira (18) que torna a sensação térmica mais amena. A temperatura deve atingir máxima de 28º C no horário mais quente do dia. Apesar da ausência de precipitação, os reservatórios mantém recuperação.

Para sexta-feira, a previsão é de sol e calor e, no fim de semana, há pouca ou nenhuma possibilidade de chuva. Segundo o instituto, a expectativa é que as temperaturas se mantenham elevadas, entre 18º C de mínima e 28º C de máxima. A chuva deve voltar após a próxima quinta-feira (25) e se estender pelo menos até a primeira semana de fevereiro.

Níveis crescentes

Até agora, o acumulado de precipitação atingiu 95% da média histórica para o mês e os níveis dos reservatórios Descoberto e Santa Maria continuam subindo. De terça para quarta, o Descoberto, que abastece a maior parte do DF, teve ritmo de alta maior. Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa), o aumento foi de 39,1% para 39,3% no intervalo de 24 horas.

Na represa Santa Maria, o volume subiu de 33,2% para 33,3% no intervalo de um dia. A bacia será responsável pela maior parte do abastecimento do Sistema Torto/Santa Maria durante o período de estiagem. Com o resultado, o volume útil de ambos os reservatórios é superior aos valores de referência previstos para janeiro, de 15% e 28% respectivamente.

Racionamento

Apesar da recuperação, não há previsão para interrupção do esquema de rodízio de fornecimento de água na capital, que completou um ano neste mês. Nesta quinta-feira, passam por racionamento as regiões da Asa Norte, Noroeste, Vila Planalto, Asa Sul (SQS 202 a 208, SQS 402 a 404, CLS 201 a 208, CLS 402 a 405, SES 801 a 803 e Anexos dos Ministérios-Sul), Itapoã, Condomínios Entrelagos, Novo Horizonte, La Font, Vicente Pires, C. A. Samambaia, Vila São José, Jóquei, Santa Maria, DVO, Sítio do Gama, Polo JK e Residencial Santa Maria.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado