Menu
Brasília

Mais quatro unidades básicas de saúde recebem medicamentos controlados

Com o remanejamento de farmacêuticos, UBS do Lago Norte, Vila Planalto, Cruzeiro e Asa Sul passam a distribuir essa medicação específica

Aline Rocha

17/05/2019 14h18

Foto: Agência Brasil

Da Redação
[email protected]

Quatro unidades básicas de saúde (UBS) iniciaram o processo de dispensa de medicamentos controlados desde o início de maio. Foram abertas farmácias na UBS 1 do Lago Norte, na UBS 3 da Asa Norte, na Rua Piauí (Vila Planalto), na UBS 2 do Cruzeiro Novo e na UBS 1 da Asa Sul.

 

Lydiana Marcolino, diretora de assistência farmacêutica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) afirma que “a medida foi possível depois de terem sido feitos o remanejamento de farmacêuticos para essas unidades e a estruturação física dos locais, colocando armários e instalando o sistema de dispensação de medicamentos”

 

Ela conta que a equipe de assistência farmacêutica já vêm trabalhando para que mais duas UBS consigam dispensar medicamentos controlados até junho. Hoje em dia, 43 UBS já oferecem esse tipo de atendimento.

 

Adolescentro

 

Como a dispensa de medicamentos controlados no Adolescentro, na 605 Sul teve o fluxo alterado em abril, pacientes que recebem os insumos no local devem se dirigir à UBS 1 da Asa Sul, que se tornou a referência para o Adolescentro.

 

A exceção do processo de dispensa será o medicamento Oxcarbazepina, indicado para o tratamento da epilepsia. Pacientes que precisam desse insumo devem se dirigir, exclusivamente, a uma das três farmácias do componente especializado, conhecidas como farmácias de alto custo, localizadas na Estação 102 Sul do Metrô, em Ceilândia e no Gama.

 

Confira a lista completa dos medicamentos a serem dispensados. A distribuição ocorre no horário de atendimento dos farmacêuticos de cada unidade inscrita no processo.

 

Com informações de Agência Brasília

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado