Menu
Brasília

Maioria dos veículos do DF está sem o licenciamento de 2017

Arquivo Geral

22/06/2017 11h24

Josemar Gonçalves/Jornal de Brasília/Cedoc

Faltando pouco mais de dois meses para o início da fiscalização e da exigência do porte obrigatório do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) de 2017, apenas 628.016 veículos estão licenciados, o que corresponde a 37,1% da frota do Distrito Federal – de 1.689.902 veículos.

O Detran-DF alerta aos proprietários que, este ano, a fiscalização iniciará no dia 1º de setembro. Quem não recebeu o documento é importante entrar no Site do Departamento para verificar se existe alguma pendência ou algum tipo de restrição.

Também é de suma importância manter o endereço atualizado junto ao Detran. De cada dez documentos expedidos pelo órgão, quatro são devolvidos porque as pessoas se esquecem de atualizar o endereço quando mudam de domicílio.

O condutor que for pego sem o licenciamento cometerá uma infração de natureza gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo, além de outras despesas como guincho, diária, vistoria e serviço de liberação do veículo, conforme o Código Brasileiro de Trânsito.

Somente este ano o Detran já removeu 11.854 veículos ao depósito, sendo mais da metade por falta do documento de porte obrigatório, ou seja, 9.063. No ano passado, entraram no depósito 23.299 veículos, destes, 14.919 pelo mesmo motivo.

Regularização

Para receber o CRLV o proprietário deverá quitar o IPVA (imposto cobrado pela Secretaria de Fazenda), o DPVAT (seguro obrigatório recolhido pela Seguradora Líder), a taxa de Licenciamento (do Detran) e as multas pendentes.

O proprietário que quitou todos os débitos e não recebeu o documento do veículo em casa deverá verificar no site do Detran www.detran.df.gov.br, no campo veículos, se existe alguma pendência. Caso constate algum débito, o boleto poderá ser impresso por meio do próprio site do órgão.

O Detran pede aos usuários que evitem deixar para a última hora a regularização do veículo, pois o volume de atendimento nesse período chega a quase dobrar, provocando maior tempo de espera. No ano passado, na véspera do início da fiscalização, o Detran chegou a registrar 10 mil atendimentos por dia, quando o normal fica em torno de 6 mil.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado