Menu
Brasília

Maior pré-aceleradora de startups do mundo chega a Brasília

Arquivo Geral

12/04/2018 17h37

Pessoas que tenham ideias e vontade de lançar uma empresa inovadora de base tecnológica terão uma grande oportunidade a partir de agora. A Founder Institute Brasília abrirá vagas para o programa do Founder Institute, maior pré-aceleradora de startups do mundo. Para marcar o lançamento na capital federal, o grupo realizará eventos de empreendedorismo gratuitos. As inscrições podem ser feitas no site www.fi.co (escolha a cidade Brasília).

O primeiro evento será o Female Founder Online Demo Day: Watch Top Startups Pitch Live, nesta quinta-feira (12), às 19h. Já no dia 18, no mesmo horário, é a vez do Founder Night Out: Network com empreendedores de Brasília. Por fim, no dia 25, haverá o Startup Office Hours: Get Business Advice from Experts, também às 19h.

O Founder Institute nasceu no Vale do Silício, Estados Unidos, e se consagrou por oferecer um modelo de passo-a-passo para o lançamento de empresas de tecnologia. O programa é utilizado em 200 cidades de 60 países diferentes, formando uma rede global de empresas. Ele oferece estrutura, suporte de mentores e acesso à rede global de empreendedores. O compartilhamento de ideias e informações é a principal oferta do instituto.

Preparando novos fundadores nas melhores e mais modernas práticas de construção de empresas escaláveis, tem currículo estruturado, colaboração e acesso a uma rede global de 10 mil mentores. Mais de 2,7 mil startups já se graduaram no programa nos últimos nove anos, com um valor de portfolio superior a US$ 17 bilhões. No Brasil, está presente em Curitiba, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Brasilia, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e Londrina/Maringá, expandindo cada vez mais sua rede.

“Devido ao crescente número de empreendedores e iniciativas inovadoras, Brasília é uma das cidades-chave para o Founder Institute Brasil”, explica o
CEO do Founder Institute, Adeo Ressi. A expectativa é lançar de dez a 20 empresas de tecnologia de alto impacto por ano na cidade. Na capital federal, o braço do Founder Institute é coordenado pelos empresários Carine Silva, Rodrigo Bindes, Jaime Araújo e Nima Kazerooni.

Rodrigo Bindes, Carine Elpi?dio e Jaime Arau?jo

Podem participar do programa pessoas que têm ideias de empresas escaláveis e de base tecnológica ou startups em estágio inicial. “Para o ecossistema de empreendedorismo de Brasília, o Founder Institute será uma das principais vias de acesso ao mercado global, networking com
investidores e outros empreendedores em todo o Brasil e nas 200 cidades em  60 países onde o Founder tem operações”, argumenta o diretor executivo do Founder Institute Brasília, Jaime Araújo.

Programa inovador

O programa fornece estrutura, suporte de mentores e uma rede global de empreendedores necessários para criar uma empresa duradoura. O Founder Institute é o único programa de mercado que foca no empreendedor, além de aceitar pessoas que têm emprego ou outra atuação durante o dia. Com 14 semanas, ele é composto por sessões presenciais semanais, nas quais mentores experientes ajudam a desenvolver novos negócios, encontros em equipe e assignments para ajudar os founders a avançarem no desenvolvimento e validação do negócio. Oferece a estrutura e mentoria, e facilita na conexão com advisors, investidores, potenciais parceiros e ecossistema de startups. As mais graduadas são convidados para um pool selecionado e se qualificam para um aporte inicial.

Os temas trabalhados durante a mentoria são Visão e Validação; Desenvolvimento do Cliente; Faturamento; Branding e Design; Direito; “Go to market”; Desenvolvimento de Produto; Legal e IP; Equipe; Crescimento; Equity e Captação de Recursos.

O programa é para quem é empregado ou só tem uma ideia; tem uma ideia ou produto; e também para quem tem um produto e primeiros clientes. Com um método testado e validado por mais de 40,000 empreendedores e índice de sucesso de 78% dos graduados, proporciona ainda uma networking com executivos e CEO’s de sucesso da cidade e a possibilidade de ir para um programa de aceleração após a graduação ou direto para um investimento seed.

Em média, são exigidas 15 horas por semana de tarefas, mais sessões presenciais semanais de três horas e meia. Ao longo do programa esta carga aumenta com projeção de full-time como fundador da sua empresa. O investimento é U$ 699.00 + U$ 50 de application fee, com desconto para times de co-founders. Além disso, existe um shared liquidity pool, em que todos os diretores, mentores e colegas graduados dividem 4% das startups formadas.  Quem desistir antes da terceira sessão, recebe 100% do seu dinheiro de volta. Após a terceira sessão, ao desistir, poderá participar do próximo semestre de forma gratuita.

Mentores

Para auxiliar a criação de startups, o programa oferece mentores aos participantes, pessoas que são referência em suas áreas de atuação. Essas
pessoas compartilharão suas experiências e acompanharão de perto o desenvolvimento das novas startups. O programa prevê um encontro semanal durante 14 semanas, cada uma sobre tema específico. Além desses encontros presenciais, os participantes terão tarefas para desenvolverem durante os outros dias.

Entre os mentores estão CEOs e empreendedores de sucesso como Arthur (Configr), Aluir (Aceleratus Aceleradora), Wesley Almeida (Cotidiano Aceleradora), Flávio Ludgero (Startaê), João Pedro Costa (Look n’ Feel), Rafael Moraes (Garan Ventures), Rafael Damas (R2 Produções/Nugo Smart Cashless), Máximo Maglirari (Clicklab), Fabrício Buzeto (BxBlue), entre diversos outros.

Os líderes das startups que mais crescem no mundo têm usado o Founder Institute para fazer a transição de empregados para empreendedores, testar
suas ideias, formar equipe, conseguir os primeiros clientes e também para conseguir investimentos. Algumas das startups que passaram pelo programa do Founder estão presentes nos seis continentes, como Udemy, Realty Mogul, Itembase, goplaceit e Appota.

Serviço

As inscrições para o Founder Institute Brasília podem ser feitas no site: http://fi.co/apply/Brasilia. O programa terá início no dia 8 de maio. Para esclarecer as dúvidas dos alunos, os diretores Jaime Araújo (61-99968-5472), Rodrigo Bindes (61-98148-8811) e Carine Elpídio (61-99985-0144) estão à disposição.

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado