Menu
Brasília

Luiz Paulo Barreto assume Secretaria de Planejamento

Arquivo Geral

02/04/2012 19h40

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deu posse na tarde desta segunda-feira (2) ao novo secretário de Planejamento e Orçamento, Luiz Paulo Teles Barreto. Acompanhado do vice-governador Tadeu Filippelli, Agnelo Queiroz destacou a importância da entrada de Barreto no Governo do Distrito Federal.
 
“Teremos à frente da Secretaria de Planejamento e Orçamento um profissional experiente que vai ajudar muito na gestão, assegurando um planejamento transparente e recursos para grandes iniciativas do nosso governo. Estamos construindo um novo DF, com ética, transparência e participação popular. E, para isso, precisamos de pessoal capacitado e recursos financeiros racionalizados e priorizados”, frisou o governador.
 
Em discurso, Luiz Paulo Barreto ressaltou as principais metas de sua pasta, como controle de gastos com pessoal, transparência no setor de compras e reorganização da gestão patrimonial do DF. “Manteremos todo o esforço para obter uma sequência de superávits fiscais, sem comprometer os necessários investimentos públicos. As despesas de pessoal devem ser monitoradas, para não extrapolar o limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal. A área de compras terá holofotes sociais, transparência e severo controle. Também vamos promover a modernização legislativa que rege a administração dos imóveis do GDF”, exemplificou o secretário.
 
Entre as atribuições da Secretaria de Planejamento e Orçamento estão o planejamento da administração pública e a elaboração orçamentária do governo, bem como o monitoramento e o controle de gastos com pessoal, de compras e da gestão patrimonial. A principal missão do novo secretário do Planejamento será reforçar a área de gestão do Governo do Distrito Federal, complementando o modelo implantado a partir da nomeação de Swedenberger Barbosa para a chefia da Casa Civil.
 
O novo secretário integrará a Junta de Acompanhamento de Execução Orçamentária, que tem a missão de cuidar da saúde fiscal do GDF e garantir a execução orçamentária das ações prioritárias. A equipe será presidida pelo governador Agnelo Queiroz e terá Swedenberger Barbosa como secretário-executivo. O secretário de Fazenda, Marcelo Piancastelli, também fará parte do grupo.
 
Realizada no Palácio do Buriti, a solenidade de posse contou com a presença de representantes dos três Poderes, além de diversos secretários de Estado do DF, familiares e amigos de Luiz Paulo Barreto. Prestigiaram a posse o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; o ministro interino do Trabalho, Paulo Roberto; a secretária nacional de Gestão do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim (representando a ministra Miriam Melchior); o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas; o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mário Theodoro; o secretário-executivo do Ministério das Cidades, Alexandre Cordeiro; e a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, Eunice Carvalhido.
 
Perfil – Luiz Paulo Barreto nasceu no Rio de Janeiro, mas foi em Brasília, pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), que o carioca se formou em Ciências Econômicas e Direito. Barreto ingressou no Ministério da Justiça por concurso público em 1983 e, entre fevereiro e dezembro de 2010, ocupou o cargo de ministro da pasta.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado