Menu
Brasília

Leitores registram sujeira após manifestação na Esplanada

Arquivo Geral

25/05/2017 13h00

Breno Esaki

O ato realizado por nove centrais sindicais para pedir a renúncia do presidente Michel Temer e protestar contra as reformas da Previdência e trabalhista terminou nesta quarta-feira, 24, em confronto e vandalismo na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Nesta manhã, no entanto, apesar de tranquila, a cidade amanheceu suja. Leitores do Jornal de Brasília registraram lixos espalhados na Esplanada e próximo ao estádio Mané Garrincha, onde teve início a concentração dos manifestantes.

O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal informou que até às 8h desta quinta-feira (25) foram 11,5 toneladas de lixo foram recolhidos da Esplanada dos Ministérios. O órgão disponibilizou 100 garis para fazer o trabalho de limpeza tanto na Esplanada como no Estádio Mané Garrincha.

Durante o protesto, militantes depredaram oito prédios públicos, além da Catedral, destruíram pontos de ônibus e atearam fogo em banheiros químicos. Segundo a Secretaria de Segurança do Distrito Federal, 49 pessoas ficaram feridas – uma delas por arma de fogo – e oito foram presas.

Entre os feridos, oito são policiais militares. O estudante Vitor Rodrigues Fregulia, de 21 anos, teve ferimentos na mão após a explosão de um rojão, passou por cirurgia no Hospital de Base e seu estado de saúde era estável na noite de quarta. Até a conclusão desta edição, pelo menos dois manifestantes continuavam internados. O repórter fotográfico do Estado Wilton Júnior foi atingido por estilhaços de uma bomba e quebrou um dedo do pé.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado