Menu
Brasília

Jovem se muda do DF em busca de cirurgia

Arquivo Geral

03/06/2016 6h30

Raphael Araújo

[email protected]

“Ele só chegou até aqui por causa da vontade de viver e isso é o que nos motiva todos os dias”, conta Irani Neres ao relatar a  história de seu único filho, que nasceu com bronquiolite obliterante – doença obstrutiva crônica das vias aéreas – e, desde muito pequeno, necessita de um concentrador de oxigênio fixo para respirar. O JBr. já mostrou a dedicação do jovem e da mãe, no intuito de conseguir ajuda  para fazer uma cirurgia no Canadá, que custaria em torno de R$ 1,5 milhão.

Leia mais: Em campanha há mais de dois anos, jovem tenta cirurgia no Canadá

No entanto, para coroar o esforço de Lucas, que atualmente tem 19 anos, uma boa notícia: após quatro anos buscando meios para   o transplante do pulmão direito – que já é 80% debilitado –  o jovem se mudará para Porto Alegre (RS) e entrará na lista de espera da Santa Casa de Misericórdia para ser transplantado. 

“Vamos para ficar”

“Viajamos, de carro, no dia 2 de julho, e   vamos para ficar. Uns amigos conseguiram uma casa em Porto Alegre e tivemos a permissão para ficar durante o tempo necessário”, afirma Irani. 

A mãe explica que a lista de espera tem mais de  mil pessoas, mas isso não desmotiva a família. “Os médicos estimam em torno de cinco ou seis meses para que processo cirúrgico seja realizado, mas  só o fato de conseguir colocar meu filho na lista é uma felicidade enorme, vocês não imaginam”, admite. 

Após exames realizados no início deste ano, em São José do Rio Preto (SP),   médicos se mobilizaram e indicaram o tratamento na capital gaúcha, com os custos pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2005, aos oito anos, Lucas precisou retirar o pulmão esquerdo por estar completamente inoperante e causando muitas infecções.

Torcedor palmeirense

Fanático pelo Palmeiras e fã do Michael Jackson, Lucas revela que sempre buscou levar uma vida normal e, na medida do possível, não se privar por causa da doença. 

“Faço tudo. Jogo videogame, solto pipa e só parei de jogar futebol  em 2012, por conta de uma artrite que tive nos joelhos e mal conseguia levantar”, conta o garoto, em tom descontraído. 

Jogo

Contudo, o otimismo de Lucas se escondeu quando o assunto foi o jogo entre Palmeiras x Flamengo, no próximo domingo, no Estádio Nacional Mané Garrincha, às 16h. 

“Estou muito ansioso, mas  o Palmeiras não tem muita sorte jogando aqui. Acho que vai ser empate mesmo, 1 a 1”, arriscou o rapaz. 

O garoto vai ao estádio em uma caravana com a  Mancha Verde Brasília, filial da torcida organizada do Palmeiras no Distrito Federal. A torcida  frequentemente  realiza campanhas beneficentes e arrecada suplementos para ajudar e apoiá-lo nessa luta pela vida.

Saiba mais

Lucas já havia passado por vários profissionais, que levaram seu caso para o médico Marcelo Cypel, especialista em transplante de pulmão e cirurgia torácica e diretor do programa de suporte pulmonar extracorpóreo da Universidade de Toronto, no Canadá. 

O médico se disponibilizou a fazer a cirurgia no Brasil, mas faltavam condições adequadas ao procedimento. 

Fonte: Da redação do Jornal de Brasília

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado