Menu
Brasília

Jogos Escolares: Brasília recebe atletas que ainda buscam espaço no cenário nacional

Arquivo Geral

17/11/2017 7h00

A judoca Erika Miranda foi a responsável por ascender a pira dos Jogos. Foto: João Stangherlin

Pedro Marra
[email protected]

O Ginásio Nilson Nelson foi palco ontem da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude em Brasília. O evento vai até o próximo dia 25 deste mês. O encontro contou com a presença de esportistas renomados, como o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, além de autoridades. A secretária de Esporte, Turismo e Lazer e ex-campeã olímpica, Leila Barros, era uma das presentes.

Na visão de Leila, os Jogos Escolares são um exercício de cidadania. “A interação e os valores esportivos e olímpicos estão incluídos na formação do atleta desde muito jovem”, avaliou a secretária. O evento é uma vitrine para os jovens se destacarem. “Os Jogos são a maior oportunidade que eles têm na vida. Eles têm que alimentar o sonho de se tornarem um grande atleta no futuro”, aconselha Vanderlei Cordeiro de Lima, bronze nas Olimpíadas de Atenas, na Grécia.

Cerca de quatro mil jovens atletas, entre 15 e 17 anos, participarão dos Jogos. No total, 14 modalidades estarão em disputa: atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. O objetivo dos Jogos Escolares – organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) – é servir de celeiro para revelar novos talentos para o esporte.

Distância

Vindo do município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, o atleta de arremesso de peso, Dhonisson Silva, de 16 anos, participa pela primeira vez dos Jogos. Ele teve uma viagem cansativa para participar do torneio: Foram três dias dentro de um ônibus com os colegas.

Dhonisson saiu de Cruzeiro do Sul no último domingo, às 7h (horário de Brasília) rumo a capital Rio Branco. De lá, veio para Brasília, onde chegou no começo da madrugada de ontem. Segundo ele, mesmo com o cansaço, todo esforço feito por eles valerá a pena.

“É uma experiência nova, ainda mais para mim que já disputei dois campeonatos estaduais de atletismo. Meus treinos são constantes, espero que o campeonato também seja, só que de vitórias”, anima-se.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado