Menu
Brasília

Iphan reprova projeto do GDF para reforma de viaduto por ferir tombamento

Arquivo Geral

09/05/2018 12h04

Kleber Lima/Jornal de Brasília

Raphaella Sconetto
[email protected]

A superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não aprovou o projeto apresentado pelo Governo do Distrito Federal para a reforma do viaduto do Eixo Rodoviário Sul – Eixão Sul – que desabou no dia 6 de fevereiro. Em seu parecer, o Iphan alega que o projeto “altera fortemente a arquitetura original e compromete a integridade arquitetônica e urbanística”.

A recomendação do Instituto é que o governo apresente uma nova proposta ajustada. “Visando o caminho da recuperação do viaduto, com diminuição, ao máximo possível, dos pilares, em relação às dimensões apresentadas no projeto em análise”.

No projeto apresentado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), os oito pilares que compõem o viaduto seriam ampliados de forma a eliminar o balanço do elevado, ou seja, o vão entre o pilar e a lateral da laje, sob o argumento de garantir a estabilidade da estrutura.

Com um empecilho para a realização das obras, que foram estimadas em R$ 15 milhões, o prazo dado pelo governo de que até setembro a demolição e reconstrução do viaduto é incerto. O Jornal de Brasília pediu esclarecimentos ao Governo sobre um novo prazo, mas até a publicação desta reportagem não obteve resposta.

Em nota, o Iphan informou que uma reunião foi marcada para ainda esta semana para debater uma nova proposta que inclua a questão da ambiência da área. “ Um dos objetivos do Iphan é garantir a gestão compartilhada do Conjunto Urbano de Brasília, visando a preservação do bem tombado e a segurança da população”, finaliza.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado