Menu
Brasília

Incêndio em subestação da CEB causa apagão em Brasília nesta segunda

Colaborador JBr

27/06/2016 22h47

Atualizada 28/06/2016 1h42

Josemar Gonçalves

Tainá Morais e Manuela Rolim

redaçã[email protected]

Um incêndio em um transformador da subestação Brasília Centro, da Companhia Energética de Brasília (CEB), próximo ao Palácio do Planalto, deixou a região da Esplanda dos Ministérios, Sudoeste, Asa Sul e Norte, Vila Planalto e a via EPTG sem energia no início da noite desta segunda-feira (27). O Congresso Nacional e o Palácio do Planalto também foram afetados, sendo que neste houve três quedas de energia de menos de um minuto. Ninguém ficou ferido.

De acordo com o coronel do Corpo de Bombeiros, Valdir Alves, o fogo tomou maiores proporções por conta do protocolo que os funcionários da CEB utilizam em caso de incêndio. Quando a corporação chegou ao local, os bombeiros tiveram que esperar a autorização do supervisor do órgão para a entrada da equipe no local. “Se não tivessem impedido a entrada imediata, poderíamos ter trabalhado mais rápido e, provavelmente, os danos teriam sido menos prejudiciais”, disse.

Em entrevista ao Jornal de Brasília, a moradora da Vila Planalto, Isabel Ribeiro, contou que enquanto voltava do trabalho, quando passava pelo Setor de Clubes Norte, conseguiu escutar um barulho que parecia de uma explosão e, em seguida, o local ficou todo sem energia. “Eu fiquei assustada porque não sabia onde estava e, quando olhei para o lado direito, avistei as chamas. Fiquei um pouco preocupada porque o fogo estava alto demais”, contou.

Segundo a CEB, as causas do incêndio não foram identificadas. “Somente a perícia técnica vai poder detalhar o que aconteceu. A previsão para o restabelecimento completo da energia é nesta madrugada”, explicou a CEB, por meio da assessoria. A companhia informou ainda que houve um rápido pico de energia com menos de um minuto de duração. “Em seguida, o sistema voltou ao normal, só a iluminação pública que demora uns cinco minutos para ser restabelecida. Por volta das 20h30, no entanto, os bombeiros solicitaram o desligamento da subestação. O fogo estava alto e o local perigoso para os militares atuarem”.

O laudo da perícia, que será realizada nesta terça (28) pela manhã, deve sair em 30 dias.

Alguns prédios da região continuam sem energia, assim como as vias anexas ao Eixo Monumental, que cruza a Esplanada dos Ministérios. Por medida de segurança, o Departamento de Polícia Legislativa (Depol) chegou a pedir para que todos os servidores retirassem os veículos estacionados no Complexo Avançado (Cefor, Cenin e Gráfica) em razão do incêndio.

Josemar Gonçalves

Josemar Gonçalves

Segundo a CEB, caminhões do Corpo de Bombeiros e técnicos da distribuidora estarão monitorando o local para que o incêndio não se espalhe.

Algumas pessoas ficaram prejudicadas na volta pra casa, pois o apagão também afetou os serviços do metrô na Estação Central e Galeria por 30 minutos, aproximadamente.

Comissão do impeachment é encerrada

A sessão da Comissão do Impeachment do Senado teve que ser encerrada há pouco por causa da falta de energia. A sala estava sendo abastecida por geradores, mas a previsão é de que a energia só duraria por mais seis minutos. Os senadores estavam começando a oitiva da ex-secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Maria Fernanda Ramos Coelho.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado