Menu
Brasília

Idoso desaparece após ser internado no Hospital de Taguatinga

Arquivo Geral

05/07/2018 19h12

Idoso desaparece depois de ser internado no hospital de taguatinga. Brasilia: 05-07-2018 Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

Tainá Morais
[email protected]

Faz quase cinco meses que família de Sebastião Vicente da Silva, 86 anos, não tem mais notícias do idoso. O pesadelo começou quando o homem passou mal e deu entrada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT), com princípio de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Mas desapareceu do local após ser internado.

Segundo familiares, ele já havia passado mal em 17 de fevereiro, mas precisava fazer alguns exames. “Como a quantidade de exames que ele precisava fazer custaria quase R$ 30 mil, preferimos levá-lo a um hospital público porque não teríamos condições de arcar”, conta a dona de casa Roze Cruz, 30 anos, neta do idoso.

Por volta das 9h do dia seguinte, domingo, 18 de fevereiro, Sebastião deu entrada no HRT.  Segundo a Roze, a administração do hospital não permitiu que Sebastião fosse acompanhado por um familiar. “Não deixaram ninguém entrar. Na segunda-feira, a esposa dele foi ao hospital para a visita e ficar durante o dia. Eles simplesmente informaram que meu avô havia se evadido do HRT sem explicação alguma, e que sentiram falta dele somente às 23h”, conta.

O sentimento de angústia toma conta da família, que não sabe do paradeiro do aposentado. “A preocupação maior, agora, é mais com minha vó, que também é idosa, porque está sofrendo com o desaparecimento dele . Estamos sem saber o que pensar. Se o encontrássemos doente ou morto, pelo menos iríamos encontrá-lo. Não sabemos se está sendo maltratado, se está comendo direito. Essa é uma das piores sensações que existem, de não sabermos o que o outro passa”, lamenta Roze.

Desde então, foi registada uma ocorrência de desaparecimento na 12ª Delegacia de Polícia, em Taguatinga Centro, que investiga o caso.

Idoso desaparece depois de ser internado no hospital de taguatinga. Brasilia: 05-07-2018 Foto: Kléber Lima/Jornal de Brasilia

Recompensa e trote

A família oferece a recompensa no valor de R$ 3 mil para quem encontrar o idoso. Mas, enquanto isso não acontece, todos sofrem com inúmeros trotes. “De madrugada, minha tia recebeu ligação de uma pessoa dizendo que estava com meu avô e chegou a marcar um local para eles se encontrarem. Chegando lá, o lugar estava totalmente escuro e ela voltou pra trás, com medo”, conta.

Na tarde dessa quarta-feira (4), houve outra denúncia e informações, por meio da internet, de que o aposentado encontrava-se próximo a Formosa (GO) acompanhado de uma outra pessoa. Familiares que residem naquela cidade o procuraram, mas não o encontraram.

Versão oficial

Confira, na íntegra, a nota enviada pela Secretaria de Saúde ao Jornal de Brasília:

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) informa que no dia 18 de fevereiro, à noite, o paciente S.V.S. foi recebido na sala de admissão, onde não é permitida a permanência de acompanhantes, que devem aguardar por notícias na recepção.

O paciente recebeu assistência inicial e quando a enfermeira voltou para administrar a medicação não o encontrou. No momento em que deu entrada, S.V.S. estava acompanhado de uma filha, que foi orientada a aguardar na recepção, onde não foi localizada posteriormente para ser informada sobre a situação do pai.

A sala de admissão ou box de emergência, onde são recebidos pacientes graves, vítimas de traumas e acidentes, é uma área restrita aos servidores do hospital. O acompanhante do paciente internado no box aguarda notícias em uma área externa. O HRT explica que pacientes na sala de admissão não usam roupa hospitalar. Dependendo do estado de saúde, após avaliação médica e exames, o paciente é encaminhado do box para a sala vermelha ou amarela.

Sobre o caso, a investigação está sob responsabilidade da Polícia Civil. A Secretaria de Saúde colabora com as informações referentes ao caso.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado