Menu
Brasília

HMIB promove ação para aumentar estoque no Banco de Leite Materno

Aline Rocha

10/05/2019 13h48

Foto: Agência Brasília

Da Redação
[email protected]

A equipe responsável pelo Banco de Leite do Hospital Materno e Infantil de Brasília (HMIB) realizará ação em comemoração ao Mês de Doação de Leite Humano. A data será comemorada neste sábado (11), às 15h, no Estacionamento 5 do Parque da Cidade. A ação vai até junho, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação e leite materno.

Mães e famílias que quiserem participar do evento, poderão fazer aula de sling dance, que aumenta o contato afetivo entre os dois e proporciona a troca de experiência com outras pessoas que estão passando pelo mesmo momento. Para participar é só levar o próprio sling, água fresca para se hidratar e um lanche. A iniciativa é gratuita.

Em 19 de maio se comemora o Dia Nacional de Doação de Leite Humano.  A campanha é feita todos os anos pelo Ministério da Saúde (MS) e visa a incentivar a doação de leite materno, além de mostrar a importância dessa ação para os bebês que não podem, por algum motivo, ser alimentados diretamente no seio da mãe.

Vale lembrar que não é necessário que a mulher tenha uma produção excessiva de leite para se tornar doadora, já que não existe uma quantidade mínima para a doação. É importante enfatizar que um litro de leite materno doado pode alimentar até dez recém-nascidos. É bom lembrar que a produção do leite humano segue a seguinte premissa: quanto mais leite é retirado, mais é produzido.

Estoque de leite materno

O estoque do Banco de Leite do Hmib está operando no limite. Diariamente, são distribuídos, em média, cinco litros de leite pasteurizados. O Banco de Leite da unidade possui três freezers disponíveis para o armazenamento do leite cru que chega da coleta e estão praticamente vazios.

Em função disso, a chefe do Núcleo de Banco de Leite Humano do hospital, Ana Cláudia Villa Verde Vasconcelos de Barros, faz um apelo às mamães do DF: “Estamos preocupados com nosso estoque de leite humano cru. Tivemos uma redução de leite materno cru coletado no primeiro trimestre de 2019”, esclarece.

Ana Cláudia insiste: “Pedimos a solidariedade das mães que estão amamentando. Somos referência em prematuridade, temos bebês de baixo peso ou doentes internados em leitos da Unidade Neonatal e o leite humano pasteurizado é um alimento que salva vidas. As mães interessadas em contribuir, podem procurar o banco de leite mais próximo de sua residência ou entrar em contato pelo telefone 160, opção 4”.

Conheça os 14 passos para doar leite humano:

1. Procure tirar o leite em um lugar limpo e tranquilo da casa.
2. Use potes de vidro com tampa plástica.
3. Ferva os potes por 15 minutos e deixe que sequem sobre um pano limpo.
4. Use uma touca ou um lenço na cabeça.
5. Coloque uma máscara ou amarre uma fralda sobre o nariz e a boca.
6. Lave as mãos e os braços até os cotovelos com bastante água e sabão.
7. Lave as mamas apenas com água.
8. Seque as mamas e as mãos com um pano limpo.
9. Massageie os seios com a ponta dos dedos, com movimentos circulares, e inicie a coleta diretamente no pote.
10. Encha o pote até faltarem dois dedos para completá-lo e, caso seja necessário, recomece uma nova coleta em outro pote higienizado.
11. Identifique o pote com seu nome e a data em que retirou o leite pela primeira vez. Para completar um pote que já está no congelador, faça a coleta em um copo de vidro e depois despeje no pote.
12. O leite pode ficar até dez dias no congelador ou no freezer.
13. Para agendar a coleta, ligue no número 160, opção 4.
14. O Corpo de Bombeiros buscará a doação em sua casa.


    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado