Menu
Brasília

Grupo se reúne para elaborar documento de propostas aos candidatos ao governo do DF

Arquivo Geral

04/08/2018 11h01

Raphaella Sconetto/Jornal de Brasília

Raphaella Sconetto
[email protected]

Com as eleições chegando, muitas pessoas esperam os candidatos apresentarem suas propostas para poder escolher em quem votar. Mas por que não inverter a lógica? Cerca de 60 entidades do setor produtivo e instituições da sociedade organizada estão reunidas para discutir, neste sábado (04), proposições para o futuro do Distrito Federal. A iniciativa é do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese-DF) e a ideia é apresentar propostas aos candidatos ao governo do Distrito Federal.

Os debates acontecem no Museu Nacional da República até as 15h. A expectativa de público é de 700 pessoas. Até segunda-feira (06), um documento será elaborado destacando as principais propostas: “2018 – 2030: o DF que a gente quer”.

Paulo Roberto de Morais Muniz, presidente do Codese-DF, afirma que o conselho é plural, sendo formado por mais de 50 entidades da capital. “Possui caráter propositivo, voluntário e apartidário”, resume. O projeto foi inspirado nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

No evento estão sendo discutidas 18 câmaras técnicas diferentes, como educação, segurança, saúde, gestão pública, indústria, cultura, turismo e mobilidade urbana, com sugestões de proposta a curto, médio e longo prazo.

“Neste final de semana, esperamos que a sociedade do DF avalie as propostas apresentadas e que faça suas sugestões e críticas. O resultado será um documento que, a partir de 15 de agosto, será entregue aos candidatos ao governo do Distrito Federal para análise”, aponta Muniz.

A partir do dia 20 de agosto, os candidatos do DF serão convidados a aderirem ao Codese-DF juntamente com os gestores de cada câmara. “O propósito é de buscar qualidade de vida por meio do desenvolvendo sustentável”, destaca o presidente do conselho.

Inversão de valores

“Esquecemos uma coisa com o tempo: o cidadão fica, mas o governante passa”, afirma o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. Para ele, a sociedade precisa se empoderar.

“Temos que inserir o cidadão dentro da sociedade para que entenda que aquilo é dele. O planejamento a longo prazo é o cidadão quem tem que fazer. O governante foi contratado para exercer aquela função determinado tempo, não o contrário”, argumenta.

Por outro lado, o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, acredita que o documento servirá de base para futuras cobranças. “Afinal, somos nós que mantemos o Estado brasileiro. Precisamos mudar e queremos mudar. O Distrito Federal que queremos está nesse trabalho”, finaliza.

Ao vivo

O evento será transmitido ao vivo no site: www.odfqueagentequer.org. Acesse para ver a programação completa, votar nas ações, publicar vídeos e mensagens com sugestões.

O Codese é formado por técnicos voluntários, membros do setor produtivo e entidades da sociedade civil. Foi fundado em 2017, inspirado em iniciativas similares existentes em vários municípios do País.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado