Menu
Brasília

Grupo Sagrado Riso leva arte e alegria aos pacientes do SUS no DF, neste Natal

Arquivo Geral

23/12/2016 15h16

Divulgação

De 20 a 30 de dezembro, os hospitais regionais de Samambaia (HRSAM), Taguatinga (HRT), Ceilândia (HRC), e Asa Norte (HRAN) contam com a visitação de 24 artistas do projeto do Grupo de Circo e Teatro Sagrado Riso, no qual levarão a arte do Clown, o riso e a poesia aos pacientes, acompanhantes e funcionários da Saúde. É um momento ímpar da palhaçaria hospitalar no Distrito Federal, em que, pela primeira vez, um número alto palhaços capacitados atuarão na Saúde em um mesmo período.

A iniciativa faz parte do projeto Sagrado Riso – O poder da palhaçaria na Humanização Hospitalar Hospital, idealizado pelo Grupo Sagrado Riso e contemplado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A ação é a complementação das atividades do curso Profissão Palhaço, realizado pelo Grupo, na Casa do Cantador, em Ceilândia e na Escola Parque 307/308 Asa Sul, no mês de novembro. O objetivo do curso foi de capacitar pessoas e aprofundar as técnicas e a história da palhaçaria, tendo como foco a atuação de palhaços na área da Saúde. Dos 40 aprendizes do curso, foram selecionados 24 para a segunda etapa do projeto, chamado de Estágio Probatório, no qual, 12 duplas levarão o universo do clown durante o mês de dezembro para os quatro hospitais.

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Alessandra Vieira, serão 11 dias de estágio probatório, sendo um total de 384 horas de atuação e de experiência prática dos palhaços em hospitais. A véspera e o dia de Natal pretendem ser a data mais aguardada pelo Grupo: “Será um momento muito especial, pois o período de festas de final de ano é um dos momentos em que o paciente e os acompanhantes, se sentem mais fragilizados emocionalmente, que mais precisam de alegria, solidariedade e carinho e essa troca entre os palhaços e o público, acredito que será muito gratificante para todos”, ressalta Vieira.

Divulgação

Divulgação

A arte da palhaçaria a cada dia ganha mais espaço na área da Saúde, como metodologia para humanizar o atendimento e o tratamento de pacientes que passam a maior parte do tempo internados. De acordo com estudos científicos, como o do professor em psicologia, o inglês, Jeffrey H. Goldstein, a presença do palhaço proporciona o riso e contribui para uma melhoria significativa no processo saúde-doença. O riso aumenta a imunidade, promove analgesia natural e boa aceitação ao tratamento terapêutico tradicional pelo paciente. Além disso, toda equipe médica e profissionais do hospital podem se beneficiar, pois o riso também ajuda na diminuição do estresse, melhora o humor, fortalece as relações, entre outras vantagens.

A fase do estágio probatório dos 24 palhaços antecede a terceira e última fase do projeto Sagrado Riso – “O poder da palhaçaria na humanização hospitalar , em que serão selecionados oito artistas para compor o elenco oficial do projeto do Grupo Sagrado Riso, em 2017.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado