Menu
Brasília

Governo quer licitar obra da Via Interbairros até agosto deste ano

Arquivo Geral

15/01/2019 16h28

Foto: Myke Sena/Jornal de Brasília.

Jéssica Antunes
[email protected]

O Governo do Distrito Federal quer licitar o projeto da Via Interbairros (ou Transbrasília) até agosto deste ano. Como o Jornal de Brasília mostrou nos últimos dois dias, a proposta ficou engavetada por mais de 20 anos. Na última reunião do Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas, as prioridades foram definidas. Além da nova pista de 26 quilômetros que cruzará a capital desde Samambaia, foram deliberados os planos da Estação 19 do Metrô, em Ceilândia, o VLT W3 e a Nova Saída Norte.

Em março de 2017, o GDF recebeu um único estudo para a PPP da Transbrasília, por meio do Procedimento de Manifestação de Interesse. Desde então, diversos órgãos do Executivo avaliam se o projeto será ou não levado adiante. A gestão de Ibaneis Rocha (MDB) quer tirá-lo do papel. A estimativa é de que em seis meses o projeto esteja pronto para ser licitado.

Foi deliberada a revalidação dos estudos prévios, a necessidade de aprimorar o projeto anterior e a de estabelecer nova licitação do Projeto Estação 19 Metrô-DF. O projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos W3 – o VLT W3 – foi aprovado. Não haverá modificação no modelo proposto e aprovado do edital da Nova Saída Norte, mas ainda depende de autorização ambiental do Ibram para seguir.

Novas parcerias

O conselho destacou a necessidade de identificar novas áreas para o estabelecimento das parcerias. Já existem indicativos de que isso ocorra para modernizar o Jardim Zoológico de Brasília, além da possibilidade de criação de um novo setor hospitalar de excelência e do serviço de transporte de servidores conhecido como TáxiGov.

A vinculação com a iniciativa privada também deve ser considerada para a construção de estacionamentos públicos, para a integração de linhas de transporte, para a criação de moradias populares e até mesmo para o aprimoramento do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU).

Fazem parte do conselho o governador Ibaneis Rocha, os secretários de Projetos Especiais, Everardo Gueiros, e de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro. Além deles, estão os presidentes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab), do diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF).

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado