Menu
Brasília

Golpe: brasilienses são vítimas da falsa cobrança

Arquivo Geral

23/10/2014 7h00

Uma suposta quadrilha tenta cobrar dívidas,   muitas vezes   inexistentes, de empresários do Distrito Federal. O golpe é praticado por telefone. Os suspeitos se passam por representantes de um site de busca de empresas e serviços. Durante a conversa,   ameaçam entrar na Justiça ou acionar as entidades de proteção ao crédito caso o valor do anúncio não seja pago no mesmo dia.  

Uma empresária de Taguatinga, de 30 anos, quase caiu no golpe. “Esse tipo de ligação já aconteceu pelo menos três vezes. Da última vez, eu não estava na loja e deixaram recado com a secretária. Quando cheguei, fui informada e resolvi retornar. Falaram que se tratava de um cartório distribuidor e que eu possuía uma dívida com a empresa Telelistas e ela seria protestada. O homem que atendeu o telefone foi muito grosso. Disse: ‘Eu tô aqui pra tentar receber a dívida e evitar um protesto no seu nome. Se quiser pagar, paga’. Depois, ele desligou na minha cara”, relata.

Embora soubesse que não tinha nenhuma dívida em aberto, a mulher decidiu telefonar novamente,  interessada em resolver a questão. “Quando a moça atendeu, ela se identificou como Verônica e me passou o telefone da empresa no Rio de Janeiro. Fiz a ligação e, durante o atendimento, eles tinham meu CNPJ. Eu solicitei o número do contrato que eu estava devendo. Eles não o tinham, então eu confirmei que era um golpe”, conta.

Polícia

Depois disso, a empresária   acessou o site da Telelistas e entrou com contato por meio do número oficial da empresa. “A primeira coisa que a atendente me perguntou foi o número do contrato. Ela ainda confirmou que está acontecendo esse tipo de fraude. Após a confirmação, eu fui à Polícia Civil registrar a ocorrência. O agente informou que eu podia registrar o caso mas não daria em nada, mesmo com os números dos telefones. Voltei pra casa e contei minha história em um grupo do Facebook”, desabafa a empresária.

Fraude   

A empresa Telelistas.net informou que é comum a tentativa deste tipo de golpe. Como medida de proteção, ela colocou um aviso no site e disponibilizou todos os números de contato para que o cliente possa evitar a fraude. Na página   há dicas de como evitar o crime. “Infelizmente, este tipo de fraude acontece. A vítima tem que procurar a polícia para ser feita a investigação”, informou a empresa. 

Ainda segundo a Telelistas.net, no ano passado uma quadrilha  suspeita de praticar o mesmo golpe foi presa em São Paulo (SP), após operação da Polícia Federal.

Ocorrências

 Segundo as estatísticas mais recentes da Secretaria de Segurança, o crime duplicata simulada – ou falsa cobrança – teve apenas uma ocorrência em 2013.  Já os casos considerados estelionato são mais comuns: foram 1.860. As vítimas preferenciais são idosos.   O JBr. não conseguiu contato com a Polícia Civil  para comentar sobre o caso da empresária que registrou queixa.

“Atendente” pronto para enganar cliente

A reportagem do JBr. ligou para dois números denunciados pela vítima. No primeiro, com prefixo do DF, uma mulher atendeu a ligação com a frase: “Cartório distribuidor”. No segunda ligação, no entanto, a suposta funcionária identificou o local como “cartório de protesto”.

Ao ser questionada sobre a localização da empresa, a atendente desconversou. A reportagem, então, forneceu um nome fictício e ela disse que “verificaria a cobrança”. Após dez minutos de espera na linha, a mulher informou que não havia registros da cobrança. 

No segundo número, com prefixo do Rio de Janeiro, uma pessoa se apresentou como funcionária da Telelista.net. O JBr., então, se identificou e ela alegou que se tratava de uma empresa de publicidade. 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado