Menu
Brasília

GDF entrega 145 lotes no Sol Nascente

Arquivo Geral

16/12/2017 16h07

Foto: Pedro Ventura / Agência Brasília

Pessoas em situação de vulnerabilidade social receberam lotes do Trecho 2 do Setor Habitacional Sol Nascente, em Ceilândia, na manhã deste sábado (16). Os termos de ocupação foram entregues pelo governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg.

Um dos 145 beneficiados foi Simplicio Braz Neto, de 38 anos, que está desempregado e tem quatro filhos. “Estou morando de favor, mas hoje posso dizer que tenho minha casa. Aluguel não está fácil, está muito caro.”

Os contemplados são escolhidos por meio de cadastro da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

O cadastro tem hoje 178 vulneráveis — pessoas que vivem em extrema miséria, pessoas em situação de rua e catadores de resíduos sólidos, entre outros casos, como o de moradores que precisaram ser realocados por conta das obras que estão sendo feitas no Sol Nascente.

“Essas famílias querem construir suas casas em regime de mutirão. A Codhab está cedendo os projetos e vai acompanhar a construção. O governo também está construindo casas e entregando lotes em outras áreas, como no Trecho 1 do Sol Nascente, há duas semanas”, disse Rollemberg.

O presidente da companhia, Gilson Paranhos, acompanhou a entrega. “Existe um processo, por isso que demora, porque nós fazemos um projeto para cada família. Temos uma equipe de arquitetos que fazem os projetos atendendo às necessidades de cada família”, destacou.

Com a ação deste sábado, 81% da demanda será atendida. A expectativa é atender os outros 33 cadastrados no primeiro semestre de 2018.

 

Lei destina parte das unidades habitacionais a casos de vulnerabilidade social

 

O repasse dos lotes atende às exigências da Lei Distrital nº 3.877, de 2006, que destina 7% da oferta de unidades habitacionais a casos de vulnerabilidade social.

Além do projeto das casas, será feita a infraestrutura de abastecimento de água, esgotamento sanitário e energia elétrica.

Os lotes não podem ser vendidos pelos próximos cinco anos. Depois disso, os termos de ocupação serão substituídos por escrituras.

A auxiliar de cozinha Eduarda Maria da Conceição dos Santos, de 30 anos, também recebeu um lote nesta manhã. Ela mora em Ceilândia de aluguel e diz que a luta é pagar a conta mensal ou comprar comida. “A gente vai trabalhar pra construir uma coisa que vai ser nossa e que vai ser nosso endereço pro resto da vida”, comemorou.

Rollemberg também aproveitou para vistoriar as obras na Quadra 105 do Trecho 2, onde estão sendo construídas 161 unidades habitacionais por meio de Codhab. As casas serão vendidas a preços subsidiados a habilitados da lista da empresa pública, em ordem de classificação.

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado