Menu
Brasília

Galeria dos Estados: Ibaneis vai investir em acessibilidade e revitalização

Arquivo Geral

17/01/2019 11h25

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Jéssica Antunes
[email protected]

O governador Ibaneis Rocha (MDB) prometeu entregar a Galeria dos Estados revitalizada três meses após conclusão da obra do viaduto que caiu em fevereiro passado. A intervenção de recuperação da estrutura segue com aumento de 20% da força de trabalho para que a reinauguração do elevado aconteça no início de março. Se tudo der certo, a previsão é que, ainda no primeiro semestre, a galeria por onde passam 100 mil pessoas diariamente seja devolvida modernizada, com direito a elevadores.

Na primeira semana da gestão, o emedebista esteve na obra do viaduto para tentar antecipar a entrega. Agora, a segunda visita teve como foco a estrutura da galeria subterrânea, que aglomera comércio e liga o Setor Comercial Sul ao Setor Bancário Sul. “Aqui não caiu, mas há recomendação do TCDF (Tribunal de Contas) e do DER (Departamento de Estradas e Rodagem) de que precisa ser feita revitalização para evitar novo desastre”, afirmou o governador.

De acordo com ele, a intenção é que tenha paisagismo, limpeza e acessibilidade – atualmente inexistente. “Além de ser área de trabalho e acesso das pessoas, quero que dê prazer de forma que a sociedade tenha orgulho de transitar por aqui”, disse. As obras serão feitas via Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e Secretaria de Obras. Os trabalhos começam assim que o elevado for entregue. No caso de necessidade de intervenções maiores, que os órgãos não possam executar, serão lançadas licitações.

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O levantamento de necessidades foi realizado e avaliado pelos setores de engenharia do governo. Do lado do Eixo L, próximo ao Setor Bancário, será necessário fazer reforço em pilares em virtude da corrosão. “Por isso há pilares de sustentação com escoramento para evitar qualquer tipo de prejuízo maior à sociedade com a queda de um lado”, explicou Ibaneis. Do outro lado, virado para o Setor Comercial, precisa de revitalização para acabar com as infiltrações, tirar a corrosão dos ferros e reconstruir a capa. Tudo está dentro do projeto.

Antes de chegar ao viaduto, Ibaneis passou pela Ponte do Bragueto, na Saída Norte. Ali, ele passou menos de dez minutos avaliando a estrutura. O plano inicial era que ele passasse por onze pontos, mas esteve em apenas dois. Segundo o governo, como os laudos apontam problemas similares, a equipe técnica não viu necessidade de percorrer todos. Quando as obras forem iniciadas, a intenção do emedebista é fiscalizá-los de perto.

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

 

    Você também pode gostar

    Assine nossa newsletter e
    mantenha-se bem informado